Opinião

Gazeta do Povo reforça alcance nacional e integração com redes sociais

A tecnologia é um dos pilares mais importantes da recém-mudança da Gazeta do Povo, que anunciou na última semana o fim de sua versão impressa diária e um investimento de R$ 23 milhões em jornalismo digital. Com conceito mobile first, a marca reforça seu alcance nacional e integração diferenciada com as redes sociais. Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se, o presidente-executivo do GRPCom, Guilherme Döring Cunha Pereira, falou sobre o momento e as principais novidades.

Redação conectada

A redação é parte importante deste processo. De acordo com o executivo, todos os jornalistas têm, agora, a possibilidade de trabalhar diretamente do aparelho de celular. Lá na Gazeta do Povo, a regra de mobile first começa aí.

“O conteúdo deve ser inteiramente pensado para a tela do celular. O conceito de responsivo se altera para nós: agora, somos responsivos, mas é a tela do smartphone que se adapta ao desktop e não o contrário. Nós investimentos no publicador e agora o jornalista não precisa mais estar na redação para divulgar seu conteúdo”, comenta o presidente.

Para atender às novas demandas da Gazeta, a empresa desenvolveu seu publicador com a Eidos. O aplicativo permite ao jornalista produzir não só textos, mas também fotos, vídeos e lives.

Integração com as redes sociais e conteúdo nacional

Para quem está do outro lado da tela, ou seja, o leitor, as novidades também são expressivas. O presidente do GRPCOM conta que a integração com as redes sociais, mais precisamente com o Facebook, vai permitir que a audiência saiba quais conteúdos seus amigos estão consumindo dentro do aplicativo. Curtidas, comentários e as mais conhecidas formas de engajamento estarão presentes e será possível acompanhar a movimentação dos colegas com a produção jornalística da Gazeta do Povo.

Outra novidade tem relação com a tecnologia de geolocalização. Durante a apresentação da nova fase da empresa, o diretor de redação do título, Leonardo Mendes Júnior, explicou que a home do site vai se adaptar ao local onde está o leitor.

“Se ele estiver em Curitiba, vamos personalizar a primeira página de modo que ele acompanhe o noticiário mais importante para a região. Se o leitor estiver em Brasília, por exemplo, a home dele terá conteúdos com foco na cobertura nacional”, explicou o jornalista.

O grande investimento da Gazeta do Povo resultou em diversas mudanças, que foram anunciadas pelo Portal Comunique-se na última semana. Além da base tecnológica, a empresa mostrou como vai avaliar o impacto social de suas reportagens, falou sobre os novos contratados – entre eles Ricardo Amorim e Rodrigo Constantino -, como vão funcionar os times e suas novas editorias, e o projeto impresso a ser veiculado semanalmente. Veja, abaixo, a cobertura completa:

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Recovery: prática pode melhorar a musculatura pós-treino

Formada por crioterapia, meia de compressão e liberação miofascial, a prática é recomendada para atletas…

14 horas ago

Rio Marketplace Summit contou com mais de 400 participantes

Com apoio do Governo do estado do Rio de Janeiro, SETUR e Turisrio, a primeira…

14 horas ago

Cerca de 85% das pessoas planejam comprar na Black Friday

Especialista ressalta a importância do varejo saber se preparar para esse momento para que tenham…

14 horas ago

Full Sail University anuncia encerramento letivo de 2024

Instituição promoverá um evento voltado para pais, alunos, professores e convidados, que será realizado no…

14 horas ago

Geração Z fomenta o mercado de delivery de alimentos

Segundo estudo, a maioria dos consumidores da geração Z pede comida via delivery; Franquia Sucão…

14 horas ago