A tecnologia é um dos pilares mais importantes da recém-mudança da Gazeta do Povo, que anunciou na última semana o fim de sua versão impressa diária e um investimento de R$ 23 milhões em jornalismo digital. Com conceito mobile first, a marca reforça seu alcance nacional e integração diferenciada com as redes sociais. Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se, o presidente-executivo do GRPCom, Guilherme Döring Cunha Pereira, falou sobre o momento e as principais novidades.
A redação é parte importante deste processo. De acordo com o executivo, todos os jornalistas têm, agora, a possibilidade de trabalhar diretamente do aparelho de celular. Lá na Gazeta do Povo, a regra de mobile first começa aí.
“O conteúdo deve ser inteiramente pensado para a tela do celular. O conceito de responsivo se altera para nós: agora, somos responsivos, mas é a tela do smartphone que se adapta ao desktop e não o contrário. Nós investimentos no publicador e agora o jornalista não precisa mais estar na redação para divulgar seu conteúdo”, comenta o presidente.
Para atender às novas demandas da Gazeta, a empresa desenvolveu seu publicador com a Eidos. O aplicativo permite ao jornalista produzir não só textos, mas também fotos, vídeos e lives.
Para quem está do outro lado da tela, ou seja, o leitor, as novidades também são expressivas. O presidente do GRPCOM conta que a integração com as redes sociais, mais precisamente com o Facebook, vai permitir que a audiência saiba quais conteúdos seus amigos estão consumindo dentro do aplicativo. Curtidas, comentários e as mais conhecidas formas de engajamento estarão presentes e será possível acompanhar a movimentação dos colegas com a produção jornalística da Gazeta do Povo.
Outra novidade tem relação com a tecnologia de geolocalização. Durante a apresentação da nova fase da empresa, o diretor de redação do título, Leonardo Mendes Júnior, explicou que a home do site vai se adaptar ao local onde está o leitor.
“Se ele estiver em Curitiba, vamos personalizar a primeira página de modo que ele acompanhe o noticiário mais importante para a região. Se o leitor estiver em Brasília, por exemplo, a home dele terá conteúdos com foco na cobertura nacional”, explicou o jornalista.
O grande investimento da Gazeta do Povo resultou em diversas mudanças, que foram anunciadas pelo Portal Comunique-se na última semana. Além da base tecnológica, a empresa mostrou como vai avaliar o impacto social de suas reportagens, falou sobre os novos contratados – entre eles Ricardo Amorim e Rodrigo Constantino -, como vão funcionar os times e suas novas editorias, e o projeto impresso a ser veiculado semanalmente. Veja, abaixo, a cobertura completa:
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…