Opinião

Gazeta do Povo reforça alcance nacional e integração com redes sociais

A tecnologia é um dos pilares mais importantes da recém-mudança da Gazeta do Povo, que anunciou na última semana o fim de sua versão impressa diária e um investimento de R$ 23 milhões em jornalismo digital. Com conceito mobile first, a marca reforça seu alcance nacional e integração diferenciada com as redes sociais. Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se, o presidente-executivo do GRPCom, Guilherme Döring Cunha Pereira, falou sobre o momento e as principais novidades.

Redação conectada

A redação é parte importante deste processo. De acordo com o executivo, todos os jornalistas têm, agora, a possibilidade de trabalhar diretamente do aparelho de celular. Lá na Gazeta do Povo, a regra de mobile first começa aí.

“O conteúdo deve ser inteiramente pensado para a tela do celular. O conceito de responsivo se altera para nós: agora, somos responsivos, mas é a tela do smartphone que se adapta ao desktop e não o contrário. Nós investimentos no publicador e agora o jornalista não precisa mais estar na redação para divulgar seu conteúdo”, comenta o presidente.

Para atender às novas demandas da Gazeta, a empresa desenvolveu seu publicador com a Eidos. O aplicativo permite ao jornalista produzir não só textos, mas também fotos, vídeos e lives.

Integração com as redes sociais e conteúdo nacional

Para quem está do outro lado da tela, ou seja, o leitor, as novidades também são expressivas. O presidente do GRPCOM conta que a integração com as redes sociais, mais precisamente com o Facebook, vai permitir que a audiência saiba quais conteúdos seus amigos estão consumindo dentro do aplicativo. Curtidas, comentários e as mais conhecidas formas de engajamento estarão presentes e será possível acompanhar a movimentação dos colegas com a produção jornalística da Gazeta do Povo.

Outra novidade tem relação com a tecnologia de geolocalização. Durante a apresentação da nova fase da empresa, o diretor de redação do título, Leonardo Mendes Júnior, explicou que a home do site vai se adaptar ao local onde está o leitor.

“Se ele estiver em Curitiba, vamos personalizar a primeira página de modo que ele acompanhe o noticiário mais importante para a região. Se o leitor estiver em Brasília, por exemplo, a home dele terá conteúdos com foco na cobertura nacional”, explicou o jornalista.

O grande investimento da Gazeta do Povo resultou em diversas mudanças, que foram anunciadas pelo Portal Comunique-se na última semana. Além da base tecnológica, a empresa mostrou como vai avaliar o impacto social de suas reportagens, falou sobre os novos contratados – entre eles Ricardo Amorim e Rodrigo Constantino -, como vão funcionar os times e suas novas editorias, e o projeto impresso a ser veiculado semanalmente. Veja, abaixo, a cobertura completa:

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago