A tecnologia é um dos pilares mais importantes da recém-mudança da Gazeta do Povo, que anunciou na última semana o fim de sua versão impressa diária e um investimento de R$ 23 milhões em jornalismo digital. Com conceito mobile first, a marca reforça seu alcance nacional e integração diferenciada com as redes sociais. Em entrevista à reportagem do Portal Comunique-se, o presidente-executivo do GRPCom, Guilherme Döring Cunha Pereira, falou sobre o momento e as principais novidades.
A redação é parte importante deste processo. De acordo com o executivo, todos os jornalistas têm, agora, a possibilidade de trabalhar diretamente do aparelho de celular. Lá na Gazeta do Povo, a regra de mobile first começa aí.
“O conteúdo deve ser inteiramente pensado para a tela do celular. O conceito de responsivo se altera para nós: agora, somos responsivos, mas é a tela do smartphone que se adapta ao desktop e não o contrário. Nós investimentos no publicador e agora o jornalista não precisa mais estar na redação para divulgar seu conteúdo”, comenta o presidente.
Para atender às novas demandas da Gazeta, a empresa desenvolveu seu publicador com a Eidos. O aplicativo permite ao jornalista produzir não só textos, mas também fotos, vídeos e lives.
Para quem está do outro lado da tela, ou seja, o leitor, as novidades também são expressivas. O presidente do GRPCOM conta que a integração com as redes sociais, mais precisamente com o Facebook, vai permitir que a audiência saiba quais conteúdos seus amigos estão consumindo dentro do aplicativo. Curtidas, comentários e as mais conhecidas formas de engajamento estarão presentes e será possível acompanhar a movimentação dos colegas com a produção jornalística da Gazeta do Povo.
Outra novidade tem relação com a tecnologia de geolocalização. Durante a apresentação da nova fase da empresa, o diretor de redação do título, Leonardo Mendes Júnior, explicou que a home do site vai se adaptar ao local onde está o leitor.
“Se ele estiver em Curitiba, vamos personalizar a primeira página de modo que ele acompanhe o noticiário mais importante para a região. Se o leitor estiver em Brasília, por exemplo, a home dele terá conteúdos com foco na cobertura nacional”, explicou o jornalista.
O grande investimento da Gazeta do Povo resultou em diversas mudanças, que foram anunciadas pelo Portal Comunique-se na última semana. Além da base tecnológica, a empresa mostrou como vai avaliar o impacto social de suas reportagens, falou sobre os novos contratados – entre eles Ricardo Amorim e Rodrigo Constantino -, como vão funcionar os times e suas novas editorias, e o projeto impresso a ser veiculado semanalmente. Veja, abaixo, a cobertura completa:
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, divulgou hoje os resultados financeiros do quarto…
Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e…
Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de…
CIDADE DO MÉXICO 27/4/2024 - Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina…
Com o período de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os brasileiros buscam…
No mundo dos negócios, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Algumas situações podem ser ruins…