COMUNICAÇÃO

GloboNews: nova identidade e mudança no ‘Conta Corrente’

globo news - nova identidade visual
(Imagem: Reprodução)

Dias de novidades na GloboNews, emissora de notícias da Globosat. Nova identidade para os programas da casa e Samy Dana no comando do ‘Conta Corrente’

Desde o início da última semana de outubro, a GloboNews aparece com novidades na tela dos assinantes espalhados pelo Brasil. São as mudanças na identidade visual do canal de notícias mantido pela Globosat. Agora, a marca do veículo aparece em uma única cor. Ora aparece 100% vermelha e em outras ocasiões em preto ou, ainda, branco.

Não foi só a forma (e a tonalidade) com que o logotipo é apresentado aos telespectadores que mudou. As chamadas e vinhetas dos programas da casa aparecem diferentes dos conteúdos utilizados ao decorrer nos últimos anos. Fazem parte da renovação das aberturas dos telejornais texturas rebaixadas e transparências, conforme endossa a equipe do canal. Os vídeos também usam imagens dos bastidores da redação e dos estúdios.

aline midlej - globonews - identidade visual - marca
Aline Midlej exibe a nova marca da GloboNews (Imagem: Reprodução/Instagram)

Noticiário matinal que tem como apresentadoras Aline Midlej (São Paulo) e Raquel Novaes (Rio de Janeiro), o ‘GloboNews – Edição das 10h’ é um exemplo da mudança. No anúncio que o telejornal vem “a seguir” na programação, as jornalistas aparecem informais: com takes em que aparecem sorridentes e, em outro momento, questionadoras.

Diretora da GloboNews – e que se aposentará em dezembro -, Eugenia Moreyra avalia que a nova identidade da emissora reforça o compromisso com a cobertura ao vivo – por isso, o logo aparece em movimento e em expansão. “Além dos atributos ‘vivo’ e ‘dinâmico’, acrescentamos ‘pulsante’ e ‘espontâneo’, que remetem ao posicionamento do canal, forte nas coberturas ao vivo”, comenta a executiva.

Evolução da marca GloboNews

Gerente de criação do canal, Luciano Vasconcelos fala da questão criativa da “evolução da marca”. “É na identidade visual que ela se manifesta, tanto na embalagem quanto na narrativa. É ali que as pessoas reconhecem o canal. Vamos deixar a programação completamente integrada, em um fluxo continuo de conteúdo”, diz. As artes foram desenvolvidas em parceria com a Crama Design Estratégico.

Samy Dana é o novo apresentador do ‘Conta Corrente’

A última semana não foi de novidades apenas nas questões visuais da GloboNews. A emissora informou, em comunicado enviado à imprensa, que o ‘Conta Corrente’ entra em nova fase. O programa exibido de segunda a sexta, das 21h às 21h30, terá troca na apresentação. Por decisão da diretoria, sai a jornalista Juliana Rosa e entra o economista Samy Dana. Ele estreia no comando da atração nesta segunda-feira, 6.

“A economia está no meu DNA. Sigo fazendo análises das notícias e tentando, junto com os colaboradores do ‘Conta Corrente’, traduzir para o público as informações de maneira simples”, conta Samy Dana. Ele, que já figurava com comentários para o canal, segue com participações em telejornais da TV Globo.

A troca na apresentação não será a única modificação do ‘Conta Corrente’. A linha editorial ganhará nova roupagem. A equipe de comunicação do canal informa que “a economia do dia a dia” e a relação das pessoas com o dinheiro terão destaque no programa diário. “O que te faz ter vontade de comprar? Qual é sua verdadeira inflação pessoal? Por que é tão difícil poupar? Quais as características de um líder?”. Esses e outros questionamentos serão respondidos nas discussões a serem lideradas por Samy Dana, profissional PhD em negócios.

samy dana - globonews - conta corrente
Samy Dana assume o comando do ‘Conta Corrente’ (Imagem: Divulgação)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR