Ideia da gigante da internet é ajudar no desenvolvimento de projetos jornalísticos
O Google volta a investir em treinamento para pequenos produtores de conteúdos informativos na internet. Nesta quinta-feira, 10, a empresa lançou mais uma edição do projeto batizado de Programa de Crescimento Digital. Dessa vez, a ideia é fornecer série de treinamentos para que pequenos projetos online de jornalismo consigam amplificar a presença na web.
Leia mais:
- Folha de S. Paulo tem vaga para repórter
- C-se Empregos: confira oportunidades
- Curso de redes sociais para jornalistas
O módulo apresentado agora pelo Google focará no desenvolvimento de audiência. Gratuito, o treinamento está com inscrições abertas. O primeiro encontro virtual está programado para a próxima quarta-feira, 17. De acordo com a própria organização do workshop, os interessados que tiverem inscrições confirmadas poderão, contudo, acompanhar a apresentação de modo posterior — o conteúdo ficará disponível na plataforma da iniciativa,
Apesar do foco na questão voltada ao crescimento da audiência dos sites dos jornalistas que participarem do workshop, o núcleo educativo da big tech destaca que os seguintes tópicos também terão vez:
- Ferramentas gratuitas de análise de dados;
- Dicas para conquistar novos assinantes;
- Dicas para o crescimento do negócio digital como um todo.
O treinamento contará com presença de especialistas em jornalismo online, engajamento virtual e crescimento de audiência, informa a equipe do Google. Além disso, os alunos terão acesso a guias com exemplos reais e ainda irão participar de oficinas.
“A internet é um instrumento que está pronto para ser usado a favor dos negócios”
Gerente de parcerias globais do Google, Erica Noda pontua o fato de o item audiência não ser um mero detalhe. Ela reforça tratar-se de algo estratégico. “Estabelecer uma cultura focada na audiência digital dos veículos é a alternativa mais efetiva para ampliar o alcance e reter o público interessado”, comenta a executiva. “A internet é um instrumento que está pronto para ser usado a favor dos negócios, incluindo o mercado editorial”, analisa Erica, que será uma das especialistas em conteúdo online presente no treinamento.