Divisão da gigante da internet para fomento do jornalismo pelo mundo, a Google News Initiative tem novo projeto. Agora, ela vai premiar startups de notícias. Saiba como participar do processo seletivo
Confira, abaixo, o texto de Fabiana Zanni publicado no blog oficial do Google Brasil sobre o programa que distribuirá 20 mil dólares para cada uma das startups de jornalismo que forem selecionadas.
Como parte do compromisso do Google News Initiative de ajudar o jornalismo a prosperar na era digital, lançamos hoje o Google News Initiative Startup Lab, um projeto pioneiro no Brasil e no Google para apoiar startups de notícias em seus estágios iniciais de desenvolvimento.
Essa iniciativa oferece um programa de imersão de 13 semanas no Google for Startups Campus, em São Paulo, para empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de produtos de notícias inovadores que oferecem jornalismo de qualidade. O objetivo do GNI Startup Lab é contribuir para a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital, especialmente em mercados emergentes. O programa foi organizado em parceria com o Insper, uma das mais prestigiadas escolas de negócios, economia e engenharia da América Latina, e o Google for Startups Campus, em São Paulo.
Leia mais:
- Jornalista dá vez a quem tem “aspas invisíveis”
- Entidades prestam solidariedade a Vera Magalhães
- Mauro Naves é contratado por canal de TV
Durante o programa, as startups selecionadas receberão até US$ 20.000 (valor bruto) em financiamento e receberão mentoria, treinamento e workshops sobre tópicos como estratégia, produto, modelo de negócios, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos. No final do programa, cada startup terá a oportunidade de se apresentar em um Demo Day para potenciais investidores.
Os fundadores das startups também terão acesso aos recursos do campus do Google for Startups e contato exclusivo com especialistas do Google e do mercado que possam ajudá-los a criar estratégias digitais de sucesso.
Os candidatos podem se inscrever no programa de 20 de fevereiro a 8 de março de 2020 preenchendo o formulário disponível na página do programa: goo.gle/gnistartuplab.
Para este programa, o Google News Initiative procura startups jornalísticas com um produto funcional já lançado e ativo no momento da inscrição. As organizações devem ser incorporadas ou baseadas no Brasil.
Startups e organizações de notícias nativas digitais serão cada vez mais importantes para atender às necessidades de informações de comunidades em todo o mundo. Estamos empenhados em desenvolver uma melhor compreensão do que essas organizações em estágio inicial precisam para estar no caminho do sucesso – e esperamos compartilhar nossas descobertas com todo o ecossistema de notícias.
Datas relevantes:
Período de inscrição: 20 de fevereiro a 8 de março
Divulgação de startups selecionadas: 21 de março
Programa GNI Startup Lab: 6 de abril a 3 de julho