Tecnologia do Google pretende proteger contas de jornalistas
Uma segurança feita para os que mais necessitam. É assim que o Google está divulgando um sistema avançado de verificação de conta para jornalistas. A proposta, segundo a gigante de buscas, é usar a tecnologia para reconhecer os ricos e proteger especificamente este conjunto de usuários. “Tomamos este passo incomum porque os jornalistas que precisam proteger a confidencialidade de suas fontes estão entre uma minoria negligenciada de nossos usuários com altos riscos de ataques”, afirma a divulgação.
De acordo com o Google, o programa se concentra em três defesas: a de phishing, proteção avançada que requer uso de chaves de segurança por dispositivos USB e é considerada a mais segura; a proteção de dados por compartilhamento acidental, que limita automaticamente o acesso total ao Gmail e Drive para aplicativos específicos; e o bloqueio por acesso fraudulento, com etapas adicionais no processo de recuperação de conta.
A empresa de tecnologia conta que mesmo os usuários mais cuidadosos podem ser vítimas de golpes e, assim, ter suas contas invadidas. Com a novidade de proteção avançada, o Google irá atualizar continuamente a segurança da conta do jornalista para enfrentar as ameaças. “Isso significa que a proteção avançada sempre usará as maiores defesas que o Google tem para oferecer”, informa.
A tecnologia de segurança está disponível para contas pessoais do Google e deve ser solicitada por meio do Chrome, pois é o navegador que suporta o padrão U2F para as chaves. Em um futuro próximo, outros navegadores devem apresentar essa possibilidade. Para solicitar a proteção avançada, o usuário deve acessar este link.
Leia mais
- Assassinatos de jornalistas: Unesco prega a união de forças no combate à impunidade
- Abraji lança documentário sobre assassinatos de jornalistas
- 20 impactos da reforma trabalhista para jornalistas
- Oficina oferece técnicas e ferramentas para jornalistas freelas