Google lança nova página de combate à desinformação

O Google anunciou ontem (7) o lançamento de uma nova página de enfrentamento às notícias falsas, a “Mitos e Fatos”. O site é dedicado a reunir explicações sobre como a empresa atua no combate à desinformação e faz parte de uma campanha que conta com um site semelhante, lançado em outubro, sobre o YouTube.


Desde 2018, a empresa tem se dedicado à criação de formas de combate à desinformação, por meio de mudanças no site de buscas, de estímulo à educação midiática e de apoio às produções jornalísticas.

“Como não estamos em posição de avaliar, de modo objetivo e em larga escala, a veracidade de um conteúdo ou a intenção dos seus criadores, enfrentamos o problema da desinformação destacando informações confiáveis e de alta qualidade, como já dissemos, e também combatendo agentes mal-intencionados e oferecendo mais contexto às pessoas, por meio do estímulo à educação midiática, da verificação de informações, ou do apoio à produção de notícias de qualidade”, aponta o texto.

Leia mais:

Seleções de rachadinhas – Por Heródoto Barbeiro
Agência Pública e Idec distribuem bolsas para produção de reportagens

Apesar dos esforços recentes, a empresa é apontada como uma das principais responsáveis pela disseminação das fake news. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e divulgada em agosto de 2020 apresenta que 61% dos sites analisados que se dedicam à divulgação de notícias falsas utilizam o Google Ads para gerar receita.

“Sabemos do nosso papel em garantir que continuemos a ser parte da solução contra o problema da desinformação. Seja por meio da Busca, do Google Notícias, das nossas plataformas de publicidade ou de qualquer produto Google, estamos comprometidos em fazer nossa parte”, finaliza o material divulgado pela empresa.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago