COMUNICAÇÃO

Google lança nova página de combate à desinformação

google

O Google anunciou ontem (7) o lançamento de uma nova página de enfrentamento às notícias falsas, a “Mitos e Fatos”. O site é dedicado a reunir explicações sobre como a empresa atua no combate à desinformação e faz parte de uma campanha que conta com um site semelhante, lançado em outubro, sobre o YouTube.


Desde 2018, a empresa tem se dedicado à criação de formas de combate à desinformação, por meio de mudanças no site de buscas, de estímulo à educação midiática e de apoio às produções jornalísticas.

“Como não estamos em posição de avaliar, de modo objetivo e em larga escala, a veracidade de um conteúdo ou a intenção dos seus criadores, enfrentamos o problema da desinformação destacando informações confiáveis e de alta qualidade, como já dissemos, e também combatendo agentes mal-intencionados e oferecendo mais contexto às pessoas, por meio do estímulo à educação midiática, da verificação de informações, ou do apoio à produção de notícias de qualidade”, aponta o texto.

Leia mais:

Seleções de rachadinhas – Por Heródoto Barbeiro
Agência Pública e Idec distribuem bolsas para produção de reportagens

Apesar dos esforços recentes, a empresa é apontada como uma das principais responsáveis pela disseminação das fake news. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e divulgada em agosto de 2020 apresenta que 61% dos sites analisados que se dedicam à divulgação de notícias falsas utilizam o Google Ads para gerar receita.

“Sabemos do nosso papel em garantir que continuemos a ser parte da solução contra o problema da desinformação. Seja por meio da Busca, do Google Notícias, das nossas plataformas de publicidade ou de qualquer produto Google, estamos comprometidos em fazer nossa parte”, finaliza o material divulgado pela empresa.