CARREIRA COMUNICAÇÃO

Google promove programa de bolsas para projetos de realidade virtual no jornalismo

google - realidade virtual - jornalismo
(Imagem: Divulgação)
O Google está promovendo programa internacional que visa distribuir 250 mil dólares em projetos jornalísticos. O programa, que abriu inscrições na última semana, é organizado em conjunto com duas entidades voltadas à imprensa e de alcance em nível mundial: a Fundação Knight e a Online News Association (ONA). Os projetos que serão contemplados pelo concurso devem destacar ações relacionadas à tecnologia de realidade virtual, por isso o nome de Desafio Journalism 360.
Ao divulgar o programa na versão em português de seu blog oficial, a equipe do Google informa que as inscrições ficarão abertas até o início da madrugada de 11 de abril, precisamente à 1h59 no horário de Brasília. Para ter chance de ser selecionado, o projeto jornalístico precisa se enquadrar no perfil proposto. A gigante da internet observa que alguns pontos devem ser trabalhados para a disputa – que não teve, ao menos até agora, o número de veículos contemplados definido pelos organizadores.

Sobre pontos a serem desenvolvidos, o Google sugere três linhas:

>>Ideias que usem realidade mista, realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360º para aumentar o engajamento de audiências.
>>Ideias que ofereçam melhores práticas para a replicação ou a soma de esforços no campo das narrativas imersivas.
>>Ideias que ajudem a democratizar ferramentas de narrativas imersivas e métodos para redações e empresas de mídia.
“O fim do processo vai culminar numa oportunidade para jornalistas de todo o mundo terem acesso ao que está sendo produzido e como elas poderão informar ou influenciar seus projetos imersivos”, comenta o Google. “osso envolvimento no Journalism 360 tem como objetivo ajudar jornalistas a aprenderem mais sobre o desenvolvimento de narrativas imersivas, a experimentarem novas tecnologias e a compartilharem aprendizados e melhores práticas entre si”, complementa a empresa.
Enquanto o processo seletivo estiver em aberto, a empresa de buscas vai promover série de encontros sobre realidade virtual e novas tecnologias. O calendário está disponível aqui.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se