Google promove programa de bolsas para projetos de realidade virtual no jornalismo

O Google está promovendo programa internacional que visa distribuir 250 mil dólares em projetos jornalísticos. O programa, que abriu inscrições na última semana, é organizado em conjunto com duas entidades voltadas à imprensa e de alcance em nível mundial: a Fundação Knight e a Online News Association (ONA). Os projetos que serão contemplados pelo concurso devem destacar ações relacionadas à tecnologia de realidade virtual, por isso o nome de Desafio Journalism 360.
Ao divulgar o programa na versão em português de seu blog oficial, a equipe do Google informa que as inscrições ficarão abertas até o início da madrugada de 11 de abril, precisamente à 1h59 no horário de Brasília. Para ter chance de ser selecionado, o projeto jornalístico precisa se enquadrar no perfil proposto. A gigante da internet observa que alguns pontos devem ser trabalhados para a disputa – que não teve, ao menos até agora, o número de veículos contemplados definido pelos organizadores.

Sobre pontos a serem desenvolvidos, o Google sugere três linhas:

>>Ideias que usem realidade mista, realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360º para aumentar o engajamento de audiências.
>>Ideias que ofereçam melhores práticas para a replicação ou a soma de esforços no campo das narrativas imersivas.
>>Ideias que ajudem a democratizar ferramentas de narrativas imersivas e métodos para redações e empresas de mídia.
“O fim do processo vai culminar numa oportunidade para jornalistas de todo o mundo terem acesso ao que está sendo produzido e como elas poderão informar ou influenciar seus projetos imersivos”, comenta o Google. “osso envolvimento no Journalism 360 tem como objetivo ajudar jornalistas a aprenderem mais sobre o desenvolvimento de narrativas imersivas, a experimentarem novas tecnologias e a compartilharem aprendizados e melhores práticas entre si”, complementa a empresa.
Enquanto o processo seletivo estiver em aberto, a empresa de buscas vai promover série de encontros sobre realidade virtual e novas tecnologias. O calendário está disponível aqui.
Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago