Opinião

Great Place to Work: Comunique-se é destaque na lista Brasil

Grupo tem se acostumado a aparecer em listas do Great Place to Work (GPTW). É a 14ª conquista na premiação. Em 2018, Comunique-se estreia na disputa entre médias empresas

Menos de duas semanas depois de ser reconhecido como uma das 5 melhores empresas de porte médio para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, o Comunique-se tem novo motivo para comemorar. Em evento realizado na noite de segunda-feira, 13, o grupo foi mais uma vez contemplado pelo Great Place to Work (GPTW). Desta vez, a premiação veio em nível nacional. Pela primeira vez, o Comunique-se apareceu na chamada lista Brasil da disputa, ocupando a 17ª posição entre as 150 companhias que formam o ranking.

A conquista faz com que o Comunique-se passe a contabilizar 14 placas no GPTW. Desde 2011, a empresa é prestigiada pela instituição internacional preocupada em dar visibilidade a boas práticas de bem-estar no ambiente corporativo. Até 2017, a empresa aparecia na divisão de pequenas corporações. No período, somou sete títulos entre as melhores do Rio de Janeiro e apareceu cinco vezes na lista top das companhias do segmento de TI & telecom. Em 2018, já marcando presença como empresa de médio porte, figurou no top five da disputa fluminense.

Como indicativo do que passa a ser o próximo objetivo do Comunique-se no que tange o GPTW, a lista Brasil deste ano foi revelada em cerimônia realizada no Espaço das Américas, na cidade de São Paulo. Valorizando mais uma vez a força feminina, a empresa esteve representada por duas mulheres. Coube, assim, à dupla Bruna Tavares (supervisora de gente e gestão) e Rose Silva (sócia-diretora comercial) subir ao palco da casa de espetáculos. “É a realização de um sonho! Sonho que, agora, evolui e passa a ser entrar na lista da América Latina do Great Place to Work”, comenta Rose, que está no Comunique-se desde 2001, ano de lançamento do grupo.

Rose Silva ao lado do mestre de cerimônias do evento do GPTW, Rodrigo Bocardi. Jornalista é finalista como ‘Âncora de TV’ do Prêmio Comunique-se 2018 (Imagem: Bruna Tavares)
(Arte: Anderson Scardoelli)

Valorizando a diversidade

Mulher, negra e nordestina, Rose Silva é exemplo de um dos pontos fortes do Comunique-se, conforme registrado pelos colaboradores na pesquisa promovida pelos organizadores do GPTW no país. O questionamento interno representa boa parte da pontuação final das listas do Great Place to Work – que também analisa documento sobre as práticas culturais. No último levantamento, os próprios funcionários apontaram a diversidade entre os itens de qualidade da empresa.

Provas de que o grupo não distingue os profissionais por gênero, naturalidade, raça e condição financeira não faltam. Entre eles está o executivo de relacionamento Marseu Carvalho, integrante da família Comunique-se desde julho de 2017, que nasceu em Angola. Bruno Moralles e Victor Veloso não veem suas orientações afetivas como empecilho para crescimento na empresa, tanto que ambos estão na equipe de “sucessores” de suas equipes. O trabalho de “sucessores” faz parte da Universidade Comunique-se, núcleo interno de bolsas de estudos e troca de conhecimentos criado em janeiro, e visa a formação de líderes dentro do próprio grupo. O foco em valorizar a formação técnica do time também foi destacado positivamente na pesquisa do GPTW.

Conexão Rio-São Paulo: equipe do escritório paulista do Comunique-se na comemoração pelo top 5 do GPTW no Rio de Janeiro (Imagem: Bruna Tavares)

Reconhecida só pelos colaboradores?

O ranking do GPTW é baseado na relação dos colaboradores com a empresa. Fato é que o Comunique-se também é reconhecido de forma positiva junto aos seus parceiros externos. Levando-se em consideração a satisfação do cliente por meio da metodologia Net Promoter Score (NPS), as divisões de negócios do grupo rivalizam com gigantes do porte de Apple, Netflix e Amazon. De acordo com o site Pluga.co, essas companhias norte-americanas registraram em 2017 índice de  72, 68 e 62, respectivamente. No segundo trimestre deste ano, a RIWeb, área do Comunique-se voltada ao relacionamento com investidores, registrou NPS de 83. Solução de televisão corporativa, a SuaTV fechou o período com 69. “É a prova que buscamos o ‘efeito UAU’ em tudo o que fazemos”, comemora o CEO e fundador do Comunique-se, o empreendedor Rodrigo Azevedo.

De bem com os clientes: NPS do Comunique-se está no patamar de Apple e Netflix (Arte: Henrique Souza)
Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago

Poços de Caldas abriga um dos maiores complexos para eventos

Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…

3 dias ago