COMUNICAÇÃO

Grupo Abril promove diretora editorial e cria cargo de publisher

Alecsandra Zapparoli, a publisher do Grupo Abril (Imagem: Divulgação)

Menos de um ano após ser promovida a diretora editorial, Alecsandra Zapparoli conquistou nova promoção dentro do Grupo Abril. A partir de agora, ela passa a responder como publisher, cargo aliás que acaba de ser criado pela empresa de comunicação. A novidade relacionada ao novo desafio profissional da jornalista, que até fevereiro de 2016 era responsável apenas pelo núcleo chamado de “estilo e vida”, foi divulgada para a imprensa na tarde desta quinta-feira, 12.

Com a nova nomenclatura de seu posto – oficialmente batizado de diretora editorial e publisher -, Alecsandra terá de cuidar de processos que vão além da produção jornalística. “Na nova função, além de zelar pela qualidade do conteúdo editorial, ela passa a acumular a Publicidade e o Marketing das marcas, com o objetivo de fomentar a sinergia entre as áreas e de levar ao leitor e ao mercado produtos e soluções que atendam aos interesses de todos os públicos”, pontua o comunicado enviado pela equipe da Abril.

Uma coisa não muda no trabalho da profissional: ela segue se reportando diretamente ao presidente da empresa, Walter Longo, além de integrar o conselho editorial da casa. Além de Alecsandra, o conselho editorial da Abril é composto pelos irmãos-acionistas Victor Civita Neto (presidente) e Giancarlo Civita e os jornalistas Thomaz Souto e José Roberto Guzzo.

Carreira
A mais nova publisher da imprensa brasileira está há anos na Editora Abril, mas sua experiência profissional conta com passagens por outras empresas de comunicação. Antes de integrar a equipe da Veja São Paulo, onde começou como repórter e chegou a diretoria de redação em 2008, ela trabalhou em veículos como os jornais DCI e O Estado de S. Paulo e as revistas Contigo e Quem, ambas mantidas pela Editora Globo.

Outra promoção
Além da novidade envolvendo Alecsandra Zapparoli, o comando do Grupo Abril aproveitou para divulgar que Isabel Amorim, então diretora de estratégia e produto, passa a ser diretora de mercado. Com a movimentação, a área de publicidade passa a ficar sob os cuidados da nova diretoria. Antes, Isabela já tinha sob seu guarda-chuva as atividades relacionadas aos setores de digital, parcerias e novos projetos.

Saída
Enquanto as duas executivas são promovidas, um diretor está de saída da empresa. Diretor geral de publicidade, Rogério Gabril Comprido deixa a empresa. Presidente executivo do Grupo Abril, Walter Longo elogiou o profissional. “Com competência e espírito de equipe, Gabi colaborou de maneira inestimável para a evolução e consolidação da Abril na liderança do setor”, comentou.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR