Categories: noticias-corporativas

Grupo Açotubo reforça segurança cibernética em tempos de trabalho remoto

São Paulo 31/7/2020 –

De acordo com pesquisa realizada pela Check Point Software Technologies em abril deste ano, 71% dos profissionais de TI consultados relataram aumento de ataques a sistemas de diferentes tipos desde o início da pandemia do novo coronavírus. Atento a este cenário, o Grupo Açotubo, maior distribuidor no atendimento ao varejo do ramo siderúrgico da América Latina, iniciou uma revisão completa dos processos de segurança cibernética de toda a empresa, incluindo os cerca de 200 funcionários que atualmente, devido à pandemia, trabalham em formato home office.

A ação envolverá uma equipe interna de três colaboradores e mais um consultor especializado para mapeamento de gaps e elaboração de um plano de minimização de riscos até o final deste ano. Para Valdemir Raymundo, que está à frente do departamento de TI de Projetos do Grupo, o momento torna a revisão ainda mais necessária. “O objetivo é blindar e proteger as informações da empresa. Estamos implementando um processo de log e rastreabilidade que responde diretamente à Lei de Proteção de Dados”, explica.

Lei de Proteção de Dados

Apesar da criação em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está prevista para entrar em vigor no início do ano que vem. O texto regula o uso de dados pessoais, como nome, endereço, RG, CPF e números de telefone, por parte das empresas de todos os setores. “As ferramentas tecnológicas e de segurança são parte do processo, que deve envolver, ainda, áreas como recursos humanos, para treinamentos e orientações, governança e compliance”, lembra Valdemir.

Outro movimento no setor de tecnologia da informação é a migração e toda a empresa para o Microsoft Office 365. Até então, era utilizado o Office local para a edição de documentos sem nenhum recurso de colaboração. “Isso não só traz ferramentas de interatividade bastante utilizadas neste período de isolamento, como os sistemas de reuniões e conferências, mas a praticidade e segurança de armazenar os arquivos na nuvem”, completa.

Para Bruno Bassi, diretor executivo do Grupo Açotubo, as medidas reforçam como a empresa está atenta e responde rapidamente às necessidades de estrutura. “Como a tecnologia e os cenários de mercado mudam, nosso planejamento estratégico prevê o cuidado, a manutenção e a melhoria constante e ordenada de todos os nossos ativos, sendo que a informação é um dos mais valiosos”, diz.

Website: http://www.acotubo.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago