Produto jornalístico mais longevo da história do rádio brasileiro, o ‘O Pulo do Gato’ passa a ter espaço para além das ondas radiofônicas. No ano em que completa 45 anos ininterruptos no ar, a atração da Rádio Bandeirantes ganha vez no mercado editorial. Nesta semana, chega às bancas Esse Gato Ninguém Segura. Escrito pelo jornalista Claudio Junqueira, o livro apresenta dados e curiosidades sobre o programa que há décadas ocupa a grade da Rádio Bandeirantes, sob condução de José Paulo de Andrade.
Uma das curiosidades contadas no livro é justamente em relação a José Paulo de Andrade. Na publicação, o autor conta que o comunicador só não foi o titular da atração desde o início de sua história por “birra” de Hélio Ribeiro. Na hora de estrear o noticiário, em 2 de abril de 1973, o então diretor artístico da Rádio Bandeirantes escolheu Rafael Gióia Junior para o comando do programa. O período do apresentador e político à frente do conteúdo durou apenas duas semanas. Desde então, Zé Paulo – como o experiente comunicador também é conhecido – e ‘O Pulo do Gato’ se tornaram sinônimos, conforme enfatiza o escritor.
“No título [do livro], O Zé Paulo está ‘dentro’ do nome ‘O Pulo do Gato’. Não dá para separar um do outro. A ligação é muito forte, um complementa o outro. O Zé Paulo é ‘O Pulo do Gato’ e ‘O Pulo do Gato’ é o José Paulo de Andrade”, afirmou Claudio Junqueira em entrevista ao BandNews TV. Em meio ao trabalho de produção da obra, o autor destaca que realizou pesquisas para decifrar quais os fatores responsáveis pelo sucesso do programa, que atualmente é transmitido de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h. “O segredo é o Zé Paulo”, enfatiza o jornalista responsável pelo trabalho literário.
Prestes a chegar às livrarias do país, Esse Gato Ninguém Segura surgiu como trabalho acadêmico. Isso porque o programa da Rádio Bandeirantes foi tema da dissertação de mestrado defendida por Claudio Junqueira. O profissional estudou comunicação e cultura midiática na Universidade Paulista (Unip). Na academia, ele realizou mais de 30 entrevistas para ter acesso a detalhes, informações e dados referentes ao programa. Foram dois anos de dedicação, incluindo idas e vindas ao Centro de Documentação e Memória do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Distribuído pela editora Letras do Pensamento, o livro foi organizado e adaptado por Marc Tawil.
Lançamento | Marc Tawil, Claudio Junqueira e José Paulo de Andrade estarão presentes no evento de lançamento do livro Esse Gato Ninguém Segura. O encontro, que contará com sessão de autógrafos, será realizado na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista (em São Paulo) na noite desta quarta-feira, 5.
“O sentimento que fica é o de dever cumprido. O dever de revelar ao ouvinte do programa detalhes importes sobre a concepção, criação e produção de um dos jornalísticos mais importantes e ouvidos do rádio brasileiro. Além disso, agradeço a Deus a possibilidade e a oportunidade de poder condensar toda história vitoriosa do matutino nesses últimos 45 anos e prestar uma homenagem ao Zé Paulo, um dos maiores jornalistas e radialistas do país. O ouvinte e o Zé mereciam essa publicação”. É o que conta Claudio Junqueira à reportagem do Portal Comunique-se.
Curiosidade | Autor do livrorreportagem em homenagem ao programa ‘O Pulo do Gato’, Claudio Junqueira já trabalhou como repórter da Rádio Bandeirantes. Detalhe: foi contratado no dia 2 de abril, data de aniversário do jornalístico.
Autor do livro sobre ‘O Pulo do Gato’, Claudio Junqueira deu detalhes de seu trabalho em entrevista ao BandNews TV. Confira:
“Sobre o legado do Zé Paulo, acredito ser a defesa pelos direitos do cidadão. Sua postura firme, direta, ética e transparente o torna o defensor da verdade e do bem comum. Ele dá voz ao ouvinte. O Zé Paulo é a voz de São Paulo”.
“Trabalhar no livro foi uma mistura de sentimentos. Nostalgia, saudade, prazer e lembrança de uma infância difícil cujo miado do gato mais famoso de São Paulo funcionava como um despertador, anunciando que era hora de pular da cama. Olha a hora, olha a aula… A parte mais prazerosa foi reconstruir o papel de cada personagem nessa história vitoriosa. Hélio Ribeiro, Jair Brito, Gióia Júnior, Gualberto Curado, José Paulo de Andrade entre outros. Poder identificar a importância de cada um no processo foi maravilhoso”.
“Como muitos já são falecidos, foi necessário entrevistar mais de 30 pessoas para se descobrir a relevância de cada um. Uma das maiores descobertas foi identificar que Jair Brito, na época na direção executiva da RB, foi o grande responsável por dar o nome ‘O Pulo do Gato’ ao programa e não Hélio Ribeiro como se tinha notícia. Na verdade, Hélio foi responsável pela concepção do programa. Tudo agora está registrado e como o livro teve origem em uma pesquisa acadêmica, a obra não é apenas informativa. Ela também dissemina conhecimento científico sobre linguagem e jornalismo”.
O quê?
Lançamento do livro Esse Gato Ninguém Segura
Quando?
Dia 5 de dezembro (quarta-feira)
Horário?
A partir das 19h
Onde?
Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo/SP)
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente