ESPECIAIS

Há 45 anos no ar, ‘O Pulo do Gato’ é tema de livro

livro esse gato ninguem segura - jornalista claudio junqueira - jose paulo de andrade - o pulo do gato
Livro sobre 'O Pulo do Gato' enaltece o trabalho de José Paulo de Andrade (Imagem: divulgação/Rádio Bandeirantes)

Esse Gato Ninguém Segura chega às bancas do país. Escrito pelo jornalista Claudio Junqueira, livro conta curiosidades de ‘O Pulo do Gato’. Programa apresentado por José Paulo de Andrade está há 45 anos na grade da Rádio Bandeirantes

Produto jornalístico mais longevo da história do rádio brasileiro, o ‘O Pulo do Gato’ passa a ter espaço para além das ondas radiofônicas. No ano em que completa 45 anos ininterruptos no ar, a atração da Rádio Bandeirantes ganha vez no mercado editorial. Nesta semana, chega às bancas Esse Gato Ninguém Segura. Escrito pelo jornalista Claudio Junqueira, o livro apresenta dados e curiosidades sobre o programa que há décadas ocupa a grade da Rádio Bandeirantes, sob condução de José Paulo de Andrade.

Uma das curiosidades contadas no livro é justamente em relação a José Paulo de Andrade. Na publicação, o autor conta que o comunicador só não foi o titular da atração desde o início de sua história por “birra” de Hélio Ribeiro. Na hora de estrear o noticiário, em 2 de abril de 1973, o então diretor artístico da Rádio Bandeirantes escolheu Rafael Gióia Junior para o comando do programa. O período do apresentador e político à frente do conteúdo durou apenas duas semanas. Desde então, Zé Paulo – como o experiente comunicador também é conhecido – e ‘O Pulo do Gato’ se tornaram sinônimos, conforme enfatiza o escritor.

mailing-imprensa-cse
Anúncio

“No título [do livro], O Zé Paulo está ‘dentro’ do nome ‘O Pulo do Gato’. Não dá para separar um do outro. A ligação é muito forte, um complementa o outro. O Zé Paulo é ‘O Pulo do Gato’ e ‘O Pulo do Gato’ é o José Paulo de Andrade”, afirmou Claudio Junqueira em entrevista ao BandNews TV. Em meio ao trabalho de produção da obra, o autor destaca que realizou pesquisas para decifrar quais os fatores responsáveis pelo sucesso do programa, que atualmente é transmitido de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h. “O segredo é o Zé Paulo”, enfatiza o jornalista responsável pelo trabalho literário.

claudio junqueira - jornalista professor e escritor - livro sobre o pulo do gato - radio bandeirantes - jose paulo de andrade - esse gato ninguem segura
Jornalista Claudio Junqueira é o autor de Esse Gato Ninguém Segura (Imagem: divulgação/Rádio Bandeirantes)

Trabalho de campo

Prestes a chegar às livrarias do país, Esse Gato Ninguém Segura surgiu como trabalho acadêmico. Isso porque o programa da Rádio Bandeirantes foi tema da dissertação de mestrado defendida por Claudio Junqueira. O profissional estudou comunicação e cultura midiática na Universidade Paulista (Unip). Na academia, ele realizou mais de 30 entrevistas para ter acesso a detalhes, informações e dados referentes ao programa. Foram dois anos de dedicação, incluindo idas e vindas ao Centro de Documentação e Memória do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Distribuído pela editora Letras do Pensamento, o livro foi organizado e adaptado por Marc Tawil.

Lançamento | Marc Tawil, Claudio Junqueira e José Paulo de Andrade estarão presentes no evento de lançamento do livro Esse Gato Ninguém Segura. O encontro, que contará com sessão de autógrafos, será realizado na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista (em São Paulo) na noite desta quarta-feira, 5.

“O sentimento que fica é o de dever cumprido. O dever de revelar ao ouvinte do programa detalhes importes sobre a concepção, criação e produção de um dos jornalísticos mais importantes e ouvidos do rádio brasileiro. Além disso, agradeço a Deus a possibilidade e a oportunidade de poder condensar toda história vitoriosa do matutino nesses últimos 45 anos e prestar uma homenagem ao Zé Paulo, um dos maiores jornalistas e radialistas do país. O ouvinte e o Zé mereciam essa publicação”. É o que conta Claudio Junqueira à reportagem do Portal Comunique-se.

Curiosidade | Autor do livrorreportagem em homenagem ao programa ‘O Pulo do Gato’, Claudio Junqueira já trabalhou como repórter da Rádio Bandeirantes. Detalhe: foi contratado no dia 2 de abril, data de aniversário do jornalístico.

Entrevista na TV

Autor do livro sobre ‘O Pulo do Gato’, Claudio Junqueira deu detalhes de seu trabalho em entrevista ao BandNews TV. Confira:

Entrevista: "Esse gato ninguém segura"

O jornalista Claudio Junqueira, autor do livro "Esse gato ninguém segura", fala com a apresentadora Paula Valdez sobre os 45 anos de sucesso do programa "O pulo do gato", da Rádio Bandeirantes.Mais notícias em: www.bandnews.com.br

Publicado por BandNews TV em Segunda, 3 de dezembro de 2018

Declarações de Claudio Junqueira

“Sobre o legado do Zé Paulo, acredito ser a defesa pelos direitos do cidadão. Sua postura firme, direta, ética e transparente o torna o defensor da verdade e do bem comum. Ele dá voz ao ouvinte. O Zé Paulo é a voz de São Paulo”.

“Trabalhar no livro foi uma mistura de sentimentos. Nostalgia, saudade, prazer e lembrança de uma infância difícil cujo miado do gato mais famoso de São Paulo funcionava como um despertador, anunciando que era hora de pular da cama. Olha a hora, olha a aula… A parte mais prazerosa foi reconstruir o papel de cada personagem nessa história vitoriosa. Hélio Ribeiro, Jair Brito, Gióia Júnior, Gualberto Curado, José Paulo de Andrade entre outros. Poder identificar a importância de cada um no processo foi maravilhoso”.

“Como muitos já são falecidos, foi necessário entrevistar mais de 30 pessoas para se descobrir a relevância de cada um. Uma das maiores descobertas foi identificar que Jair Brito, na época na direção executiva da RB, foi o grande responsável por dar o nome ‘O Pulo do Gato’ ao programa e não Hélio Ribeiro como se tinha notícia. Na verdade, Hélio foi responsável pela concepção do programa. Tudo agora está registrado e como o livro teve origem em uma pesquisa acadêmica, a obra não é apenas informativa. Ela também dissemina conhecimento científico sobre linguagem e jornalismo”.

Serviço

O quê?
Lançamento do livro Esse Gato Ninguém Segura

Quando?
Dia 5 de dezembro (quarta-feira)

Horário?
A partir das 19h

Onde?
Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo/SP)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR