OPINIÃO

Informação compartilhada é poder

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Sabe aquela frase “Informação é poder”? Eu costumo dizer que se a informação for guardada, ela não costuma servir para muita coisa. É importante compartilhá-la. Principalmente no ambiente de trabalho. É claro que não estou falando de informações sigilosas!

No entanto, é bem comum vermos nas empresas a famosa figura do colega que não compartilha todas as informações que deveria. Eu já passei por situações assim e ficava extremamente incomodada com essa postura de alguns profissionais. Minha primeira reação era achar que a pessoa estava escondendo alguns dados, porque, de alguma forma, pensava que isso dava mais poder a ela. Afinal, como alguém poderia deixar de compartilhar algo que era importante para a realização do trabalho? Mas, com o tempo, fui percebendo que alguns profissionais fazem isso simplesmente por esquecerem, por não entenderem a relevância de um dado ou por falta de tempo.

Quando entendi que muitos profissionais omitem dados sem um propósito, passei a ter uma atitude mais positiva em relação a eles e a compreender que eu poderia agir para que essas situações não se repetissem. Assim, sempre que isso acontecia, eu chamava o meu colega para conversar e explicava a importância da informação que não havia sido passada para a realização de uma atividade. Além disso, comecei a prestar atenção em minhas atitudes: Como eu transmitia as informações para os demais profissionais? Eu compartilhava tudo o que era relevante e necessário? Eu me mostrava disponível para as pessoas esclarecerem dúvidas? Fazendo essas reflexões, eu me dei conta de que também errava nesse sentido e mudei minha postura. E com o tempo, percebi que quanto mais eu compartilhava, mais eu recebia de volta.

Por isso, antes de concluir que o seu colega de trabalho tem deixado de passar informações a você porque ele acredita que se guardá-las terá mais poder, converse com ele e também reflita sobre suas atitudes. O autoconhecimento pode resolver muitos dos desafios que enfrentamos no ambiente de trabalho.

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV. Também é Analista Comportamental pela metodologia DISC. Depois de anos trabalhando em empresas de diversos segmentos e em diferentes áreas da comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Auxilia empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de metodologia exclusiva apoiada nos pilares do sucesso profissional: comportamento, comunicação e gestão. Também atua na Mútua Parcerias Corporativas, assessorando agências de comunicação e empresas de diversos setores a estabelecerem parcerias consistentes.

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