Informação compartilhada é poder

Sabe aquela frase “Informação é poder”? Eu costumo dizer que se a informação for guardada, ela não costuma servir para muita coisa. É importante compartilhá-la. Principalmente no ambiente de trabalho. É claro que não estou falando de informações sigilosas!

No entanto, é bem comum vermos nas empresas a famosa figura do colega que não compartilha todas as informações que deveria. Eu já passei por situações assim e ficava extremamente incomodada com essa postura de alguns profissionais. Minha primeira reação era achar que a pessoa estava escondendo alguns dados, porque, de alguma forma, pensava que isso dava mais poder a ela. Afinal, como alguém poderia deixar de compartilhar algo que era importante para a realização do trabalho? Mas, com o tempo, fui percebendo que alguns profissionais fazem isso simplesmente por esquecerem, por não entenderem a relevância de um dado ou por falta de tempo.

Quando entendi que muitos profissionais omitem dados sem um propósito, passei a ter uma atitude mais positiva em relação a eles e a compreender que eu poderia agir para que essas situações não se repetissem. Assim, sempre que isso acontecia, eu chamava o meu colega para conversar e explicava a importância da informação que não havia sido passada para a realização de uma atividade. Além disso, comecei a prestar atenção em minhas atitudes: Como eu transmitia as informações para os demais profissionais? Eu compartilhava tudo o que era relevante e necessário? Eu me mostrava disponível para as pessoas esclarecerem dúvidas? Fazendo essas reflexões, eu me dei conta de que também errava nesse sentido e mudei minha postura. E com o tempo, percebi que quanto mais eu compartilhava, mais eu recebia de volta.

Por isso, antes de concluir que o seu colega de trabalho tem deixado de passar informações a você porque ele acredita que se guardá-las terá mais poder, converse com ele e também reflita sobre suas atitudes. O autoconhecimento pode resolver muitos dos desafios que enfrentamos no ambiente de trabalho.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

13 horas ago

Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…

13 horas ago

Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust

A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…

13 horas ago

Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido

13 horas ago

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago