Informação compartilhada é poder

Sabe aquela frase “Informação é poder”? Eu costumo dizer que se a informação for guardada, ela não costuma servir para muita coisa. É importante compartilhá-la. Principalmente no ambiente de trabalho. É claro que não estou falando de informações sigilosas!

No entanto, é bem comum vermos nas empresas a famosa figura do colega que não compartilha todas as informações que deveria. Eu já passei por situações assim e ficava extremamente incomodada com essa postura de alguns profissionais. Minha primeira reação era achar que a pessoa estava escondendo alguns dados, porque, de alguma forma, pensava que isso dava mais poder a ela. Afinal, como alguém poderia deixar de compartilhar algo que era importante para a realização do trabalho? Mas, com o tempo, fui percebendo que alguns profissionais fazem isso simplesmente por esquecerem, por não entenderem a relevância de um dado ou por falta de tempo.

Quando entendi que muitos profissionais omitem dados sem um propósito, passei a ter uma atitude mais positiva em relação a eles e a compreender que eu poderia agir para que essas situações não se repetissem. Assim, sempre que isso acontecia, eu chamava o meu colega para conversar e explicava a importância da informação que não havia sido passada para a realização de uma atividade. Além disso, comecei a prestar atenção em minhas atitudes: Como eu transmitia as informações para os demais profissionais? Eu compartilhava tudo o que era relevante e necessário? Eu me mostrava disponível para as pessoas esclarecerem dúvidas? Fazendo essas reflexões, eu me dei conta de que também errava nesse sentido e mudei minha postura. E com o tempo, percebi que quanto mais eu compartilhava, mais eu recebia de volta.

Por isso, antes de concluir que o seu colega de trabalho tem deixado de passar informações a você porque ele acredita que se guardá-las terá mais poder, converse com ele e também reflita sobre suas atitudes. O autoconhecimento pode resolver muitos dos desafios que enfrentamos no ambiente de trabalho.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago