A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu as inscrições para o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A edição de 2021 terá duração de uma semana, nos dias 23 a 29 de agosto. Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, o evento será online e gratuito.
Leia mais:
- Prêmio Jovem Jornalista: 13ª edição recebe inscrições até a próxima semana
- Seminário em SC discute gestão e comunicação na municipalidade
- Comunique-se abre processo para contratar analista de customer success
Segundo texto publicado pela Abraji, inicialmente, a ideia da organização era realizar o congresso de forma híbrida, com alguns participantes de forma presencial. A manutenção do formato online deve-se ao crescimento dos casos e mortes por Covid-19 no Brasil.
“[No ano passado] Pensávamos que em 2021 poderíamos voltar a nos encontrar no foyer do evento, tomar um cafezinho e trocar ideias sobre jornalismo investigativo. Infelizmente a pandemia não permitiu o retorno ao modelo normal, mas por outro lado aprendemos muito com a experiência, ouvimos os participantes e planejamos um congresso virtual mais amigável em termos de horários e duração”, afirma o presidente da entidade, Marcelo Träsel.
Apesar da distância física, a realização do evento de forma digital permitiu um recorde para a Abraji: a edição de 2020 contou com mais de 10 mil inscritos. Na ocasião, assim como neste ano, as inscrições são gratuitas, mas oferecem a possibilidade de contribuição financeira voluntária à associação.
Infelizmente a pandemia não permitiu o retorno ao modelo normal, mas por outro lado aprendemos muito com a experiência.
Marcelo Träsel , presidente da Abraji
Os temas centrais do congresso, este ano, serão os ataques sofridos pela imprensa, modelos de negócios e sustentabilidade, assédio judicial, segurança digital, meio ambiente, riscos à democracia, racismo, pandemia e desinformação. O material de divulgação salienta que os eixos de trabalho são: trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática.
A programação conta, ainda, com outros dois eventos: o VIII Seminário de Pesquisa, que apresentará pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo, no dia 28 de agosto; e o 3º Domingo de Dados, maratona de cursos de jornalismo de dados, no dia 29 de agosto. Ambos necessitam de inscrições separadas, que são feitas por meio do site da Abraji.
Diversidade no congresso
Um destaque da 16ª edição será a maior diversidade. A organização do evento buscou ampliar as localidades dos responsáveis por palestras, oficinas e painéis, com mais jornalistas da América Latina, África e Ásia. A Abraji também destaca que participarão nomes de peso da categoria e mais veículos e regiões, “destacando modelos colaborativos e especializados em temáticas locais”.