CARREIRA COMUNICAÇÃO

Inscrições abertas para curso da Columbia Journalism School

columbia - journalism - school
(Imagem: Reprodução / PixaBay)

Estão abertas até 19 de janeiro de 2018 as inscrições para curso de jornalismo investigativo voltado a repórteres latino-americanos organizado pela Columbia Journalism School e pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano.

O curso será oferecido entre 5 e 16 de março de 2018 na cidade de Cartagena, Colômbia. O conteúdo deve abordar desde aspectos básicos da concepção de um projeto de investigação até a execução em sua fase final. Além disso, o programa dará enfoque a investigações transnacionais e a técnicas de jornalismo de dados. São 20 vagas no total, e as aulas serão ministradas em espanhol.

O programa é voltado a repórteres e editores no exercício da profissão, além de professores universitários que tratem de jornalismo investigativo em seus cursos. A organização destaca que é preciso que os participantes tenham experiência na prática de jornalismo investigativo. É desejável conhecimento avançado de Excel e de outros programas de planilhas.

Interessados devem enviar sua inscrição ao e-mail journalismpe@columbia.edu com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”. A inscrição deve conter uma cópia do currículo do candidato, quatro amostras de seu trabalho (no mínimo), uma breve redação sobre suas motivações para a inscrição e uma carta de recomendação assinada por seu supervisor no trabalho (se o jornalista trabalhar como freelancer, a carta deve ser assinada pelo editor de um veículo em que tenha publicado recentemente).

Além disso, os candidatos devem apresentar um projeto de reportagem que desejam apurar durante o curso. É possível propor uma investigação de longo prazo ou uma série de reportagens diárias, sobre qualquer pauta, em qualquer plataforma – impresso, televisão, áudio ou internet.

O custo da matrícula é de US$ 3,5 mil. O valor inclui o treinamento, materiais e almoço. Os demais gastos, incluindo viagem, hospedagem, transporte e outras refeições, assim como os gastos em fins de semana, são de responsabilidade dos participantes. Para os selecionados, a matrícula deve ser paga até 9 de fevereiro de 2018, ou a inscrição será anulada.

Os instrutores do curso serão professores da Columbia e da FNPI e jornalistas latino-americanos. A divulgação dos nomes será em dezembro deste ano. A organização adianta que deve selecionar ganhadores de prêmios conhecidos, como Pulitzer, Maria Moors Cabot e Polk.

Para dúvidas e mais informações, é possível contatar o e-mail journalismpe@columbia.edu com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”.

Serviço

Inscrições para curso de jornalismo investigativo da Columbia Journalism School e FNPI;

Até 19 de janeiro de 2018;

Inscreva-se pelo e-mail: journalismpe@columbia.edu;

Mais informações aqui.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas