Estão abertas até 19 de janeiro de 2018 as inscrições para curso de jornalismo investigativo voltado a repórteres latino-americanos organizado pela Columbia Journalism School e pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano.
O curso será oferecido entre 5 e 16 de março de 2018 na cidade de Cartagena, Colômbia. O conteúdo deve abordar desde aspectos básicos da concepção de um projeto de investigação até a execução em sua fase final. Além disso, o programa dará enfoque a investigações transnacionais e a técnicas de jornalismo de dados. São 20 vagas no total, e as aulas serão ministradas em espanhol.
O programa é voltado a repórteres e editores no exercício da profissão, além de professores universitários que tratem de jornalismo investigativo em seus cursos. A organização destaca que é preciso que os participantes tenham experiência na prática de jornalismo investigativo. É desejável conhecimento avançado de Excel e de outros programas de planilhas.
Interessados devem enviar sua inscrição ao e-mail journalismpe@columbia.edu com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”. A inscrição deve conter uma cópia do currículo do candidato, quatro amostras de seu trabalho (no mínimo), uma breve redação sobre suas motivações para a inscrição e uma carta de recomendação assinada por seu supervisor no trabalho (se o jornalista trabalhar como freelancer, a carta deve ser assinada pelo editor de um veículo em que tenha publicado recentemente).
Além disso, os candidatos devem apresentar um projeto de reportagem que desejam apurar durante o curso. É possível propor uma investigação de longo prazo ou uma série de reportagens diárias, sobre qualquer pauta, em qualquer plataforma – impresso, televisão, áudio ou internet.
O custo da matrícula é de US$ 3,5 mil. O valor inclui o treinamento, materiais e almoço. Os demais gastos, incluindo viagem, hospedagem, transporte e outras refeições, assim como os gastos em fins de semana, são de responsabilidade dos participantes. Para os selecionados, a matrícula deve ser paga até 9 de fevereiro de 2018, ou a inscrição será anulada.
Os instrutores do curso serão professores da Columbia e da FNPI e jornalistas latino-americanos. A divulgação dos nomes será em dezembro deste ano. A organização adianta que deve selecionar ganhadores de prêmios conhecidos, como Pulitzer, Maria Moors Cabot e Polk.
Para dúvidas e mais informações, é possível contatar o e-mail journalismpe@columbia.edu com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”.
Inscrições para curso de jornalismo investigativo da Columbia Journalism School e FNPI;
Até 19 de janeiro de 2018;
Inscreva-se pelo e-mail: journalismpe@columbia.edu;
Mais informações aqui.
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…
Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…
Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…
Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…
Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…
Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…