Delator do escândalo da Fifa, J. Hawilla volta ao Brasil

Corruptor do mundo do futebol que se tornou delator do escândalo da Fifa, J. Hawilla está de volta ao Brasil. Ele é dono da empresa de marketing esportivo Traffic e da TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo

Réu confesso de crimes que envolvem corrupção de dirigentes esportivos espalhados pelo Brasil e outros países da América Latina, o corruptor José Hawilla está de volta ao Brasil. Natural de São José do Rio Preto (SP), o empresário conhecido pela alcunha J. Hawilla estava nos Estados Unidos desde 2013. Em solo norte-americano, ele se tornou delator do caso investigado pelo FBI sobre negociatas relacionadas à Fifa, a entidade máxima do futebol mundial.

Aos 74 anos de idade, J. Hawilla é um ex-jornalista. Começou a carreira na crônica esportiva, atuando em veículos do interior paulista e da cidade de São Paulo. Entre outros veículos, passou por veículos como Band e TV Globo. Depois de deixar de lado as funções de repórter e apresentador de TV, tornou-se conhecido no ramo do marketing esportivo. Comprou a Traffic e a transformou em gigante do setor. Envolvida na negociação de direitos de transmissão de competições, a empresa foi responsável por fazer o elo entre federações de futebol e veículos de comunicação.

A atuação à frente da Traffic trouxe dinheiro e reconhecimento ao hoje ex-jornalista, que chegou a vender cachorro quente em São Paulo. O trabalho próximo de dirigentes do meio futebolístico acabou, porém, por torná-lo um caso de polícia (internacional). Alvo das investigações do FBI, ele confessou à Justiça dos Estados Unidos ter corrompido agentes do futebol sul-americano, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Em acordo com as autoridades norte-americanas, ele se propôs a devolver o equivalente R$ 575 milhões, conforme informou à época o Jamil Chade, no Estadão.

J. Hawilla se livra da cadeira – reportagem do ‘Jornal da Band’

Furo vindo do interior

O furo do acordo de J. Hawilla com a Justiça dos Estados Unidos foi do premiado correspondente internacional do Estadão. A informação sobre o retorno do empresário delator ao Brasil foi veiculada em primeira mão pela coluna ‘Conexão Capivara’, do Jornal DHoje Interior. O impresso circula na região de São José do Rio Preto e abordou o assunto na edição de quinta-feira, 8. Segundo a informação, Hawilla está na capital paulista desde o último fim de semana. Ele deve visitar sua cidade natal após o Carnaval.

Responsáveis pelo furo da volta de J. Hawilla ao Brasil, os jornalistas Fabrício Carareto, Maria Elena Covre e Paulo Becknetter, responsáveis pela ‘Conexão Capivara’ viram a notícia repercutir em veículos da chamada grande imprensa. Depois do conteúdo divulgado via Jornal DHoje Interior, a informação pautou veículos como Folha de S. Paulo (que deu os devidos créditos), revista Piauí, GloboEsporte.com, UOL e R7. “Furo nacional”, escreveu o trio na edição da coluna publicada nesta sexta-feira, 9.

Equipe responsável pela coluna ‘Conexão Capivara’ (Imagem: reprodução/DHoje Interior)

Parceiro da Rede Globo

Além da Traffic, J. Hawilla é duplamente parceiro da Rede Globo. Ele é fundador da TV TEM, emissora com bases em quatro praças no interior paulista: Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto. O canal é afiliado da empresa da família Marinho e cobre 49% do território do estado de São Paulo. Hawilla é, ainda, proprietário da TV7, produtora responsável pelos programas ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’ e ‘Autoesporte’, ambos exibidos nacionalmente pela Globo.

Empresário paparicado por políticos

José Hawilla era cercado por personalidades da mídia e da política antes de se tornar delator da Justiça dos Estados Unidos. Em 2010, ele recebeu o prêmio de “Personalidade da Comunicação”, oferecido pela Mega Brasil. Na cerimônia realizada em São Paulo, o então prefeito da capital paulista (Gilberto Kassab), o governador (Alberto Goldman) e o ex-governador José Serra estiveram entre os presentes.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago