Portal Comunique-se

Jornalismo da Record: crescimento, movimentações e estreias

jornalismo da record tv - jr - christina lemos e celso freitas
Christina Lemos e Celso Freitas na bancada do 'Jornal da Record'. (Imagem: divulgação)

Emissora de Edir Macedo começa o ano com destaques no Ibope, novos diretores e lançamentos na programação

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O ano de 2022 começou positivamente agitado no jornalismo da Record TV. Em termos de audiência, a emissora festejou dados divulgados pelo Ibope. Além disso, movimentou-se com promoção de profissionais para os cargos de diretores e, por fim, apresentou ao público novas atrações.

Leia mais:

Na parte de audiência, um dos destaques foi o ‘Jornal da Record’. Transmitido em pleno horário nobre da televisão aberta, o noticiário ancorado por Christina Lemos (vencedora do Prêmio Comunique-se 2021) e Celso Freitas fechou 2021 com média de 8,8 pontos, segundo a aferição do Painel Nacional de Televisão (PNT). Teve ainda 14% de share, que é a participação entre televisores ligados no horário.

Tais números representaram a maior média de audiência do ‘JR’ em uma década, o que assegurou à Record TV a vice-liderança isolada no Ibope durante a faixa do telejornal. No mesmo horário, o SBT, que ficou com a terceira colocação, fechou o ano passado com média de 5,4 pontos.

O departamento de jornalismo da emissora controlada por Edir Macedo também teve o que comemorar em termos locais. No Rio de Janeiro, por exemplo, viu um de seus telejornais crescer 5% no comparativo com 2020. Apresentado por Tino Júnior, a versão vespertina do ‘Balanço Geral RJ’ saltou de 7,7 pontos para 8,1, informa o Observatório da TV.

tino júnior - paulo mauzer
O apresentador Tino Júnior. (Imagem: Paulo Mauzer/Record TV Rio)

Diretores no jornalismo da Record

Diante das comemorações pelo aumento no Ibope, o jornalismo da Record, que tem Antonio Guerreiro como vice-presidente, foi palco para movimentações internas. Segundo nota do colunista Maurício Stycer, do UOL, a emissora promoveu mudanças no nível de direção. Thiago Conteira, por exemplo, assumiu a diretoria editorial e de projetos especiais.

Marcelo Trindade ficou com o posto de diretor de planejamento e produção executiva do jornalismo. A diretoria de estratégia e conteúdo passou a ficar subordinada a Clóvis Rabelo, enquanto Bia Cioffi assumiu a direção de conteúdo digital e transmídia (ficando com o comando do portal R7.com).

antonio guerreiro - jornalismo da record - edu moraes
Antonio Guerreiro é o VP do jornalismo da Record TV. (Imagem: Edu Moraes)

Rafael Perantunes completa a lista de movimentos na diretoria do jornalismo da Record TV. Então chefe de redação, ele foi promovido a diretor de apoio em gestão e conteúdo da rede. Em outras palavras, passou a ser o responsável por liderar os diretores de redação de todas as praças da emissora espalhadas pelo Brasil (entre veículos próprios do grupo e afiliadas).

Por falar em afiliadas, uma delas também movimentou a sua gestão neste começo de ano. No Grupo Paranaíba, que é responsável pelo sinal da Record TV em Uberlândia (MG), Danilo Caixeta assumiu a direção de jornalismo no lugar de Rogério Silva, que permaneceu por 15 anos no cargo e, agora, tornou-se superintendente da empresa.

No grupo, três posições seguem inalteradas. Vencedor do Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Liderança em Veículo de Comunicação’, Thiago Feitosa segue como diretor de jornalismo e programação da Record News, emissora que encerrou o ano superando a GloboNews em audiência. Rogério Gallo e Luiz Canário continuam como diretores de criação e apoio operacional, respectivamente.

thiago feitosa - prêmio comunique-se
Thiago Feitosa, da Record News, e o seu troféu de Prêmio Comunique-se. (Imagem: Paulo Guimarães)

Semana marcada por estreias

As novidades do jornalismo da Record TV não ficaram, contudo, restritas aos bastidores. O público, por exemplo, foi contemplado com novas atrações e estreias de temporadas. Presente nessa leva, o ‘Repórter Record Investigação’, agora com apresentação de Luiz Fara Monteiro, exibiu a primeira edição inédita de 2022 na noite de quinta-feira, 6, com o tema casamentos infantis no Brasil.

Comunicador multifacetado, trafegando entre noticiários e atrações de entretenimento e variedades, Celso Zucatelli passou a ser o responsável pela versão brasileira do programa ‘Quilos Mortais’. Com a estreia indo ar na última quarta-feira, 5, o jornalista terá a missão de, semanalmente, mostrar histórias de pessoas que lutam contra a balança.

Cesar Filho é outro comunicador da casa a ser protagonista de alguma estreia da Record TV neste começo de ano. Na noite de segunda-feira, 3, ele voltou ao ar com a mais nova temporada da série ‘Aeroporto’. E retornou bem. Segundo informação do Observatório da TV a partir de dados do PNT, a atração superou o ‘Programa do Ratinho’, do SBT, na audiência.

jornalismo da record - cesar filho
Cesar Filho: ‘Aeroporto’ foi destaque na audiência da Record TV neste início de 2022. (Imagem: reprodução)
Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner