CARREIRA COMUNICAÇÃO

Jornalista cria curso online contra mentiras na internet

curso - jornalismo - internet
(Imagem: Reprodução/PixaBay)

Estão abertas as inscrições para o curso online ‘Jornalismo Simples’, que tem o objetivo de preparar cidadãos a identificar, desmentir e, assim, não retransmitir mentiras veiculadas em meios de comunicação digitais. O treinamento foi criado pelo jornalista Rafael Motta, de Santos, litoral de São Paulo.

Segundo o criador das aulas, o treinamento oferece conceitos e técnicas do jornalismo para usos pessoal e comunitário. Os temas são divididos em cinco capítulos. No primeiro, será mostrado que em um assunto é preciso conhecer vários pontos de vista; que é preciso buscar provas daquilo que se pretende informar; não confiar cegamente no que se vê, lê e escuta; além de jamais compartilhar qualquer informação, sem conferir se é verdadeira.

O segundo capítulo falará sobre Ética e Legislação. A aula resumirá as normas da profissão de jornalista e o que é necessário para exercer a atividade. Além disso, o professor apontará o que diz a legislação, falando sobre direito de resposta, casos de indenização e reforçando princípios para não ser afetado indevidamente por informações incorretas.

No tema seguinte, serão abordadas as técnicas da profissão de jornalista. Por exemplo, o que são filtros informativos; obstáculos para verificação da origem e da qualidade de informações; e perguntas básicas para avaliar se uma notícia está completa.

O quarto capítulo indica noções do exercício da atividade jornalística. Entre elas, o que é e como se prepara uma pauta, maneiras de coletar informações, como definir o que tem mais relevância e aproveitar outras informações também importantes.

Por último, será mostrado que informação é diferente de opinião, e que possíveis erros em reportagens devem ser corrigidos. Também será indicado como cidadãos podem pedir apoio de órgãos de imprensa na cobertura de assuntos de interesse coletivo e apresentada uma breve revisão dos itens principais do curso.

Os interessados em participar do curso devem comprar as aulas por meio deste link. O valor é de R$ 99,00, com desconto à vista na compra por boleto e sem acréscimo, em até três vezes, em aquisição por cartão de crédito.

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas