Advogado e diplomata carioca José Maria da Silva Paranhos Júnior inspira o mais novo projeto jornalístico brasileiro. O Barão de Rio Branco, como ele era conhecido, foi resgatado, agora sob a forma de portal de finanças. Trata-se da novidade capitaneada pelo veterano jornalista Carlos Dias: o Meu Barão. No currículo, o profissional soma passagens por empresas como Gazeta Mercantil, Reuters e CNN. Sobre o projeto recém-lançado e o trabalho de web editor, o experiente comunicador conversa de forma exclusiva com a reportagem do Portal Comunique-se.
Como surgiu a ideia do Meu Barão?
Existia um canal ainda não explorado nesta área, onde as pessoas pudessem dizer o que pensam sobre produtos bancários, serviços. Ter um megafone nas mãos. Como se faz no Trip Advisor (site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo). A ideia é viralizar o que as pessoas acham, o que pensam e de que forma utilizam determinado produto. Como quando vão comprar alguma coisa na Internet, e o que realmente pesa na hora da compra é a opinião de quem já comprou.
Qual o diferencial do Meu Barão em relação ao que já existe?
O Meu Barão é o ponto principal, o protagonista que interage com seu público. Um aristocrata, diplomata, que recebe pessoas diversas em seu escritório e no seu divã de finanças. Uma espécie de Analista de Bagé às avessas. São anônimos, cidadãos comuns e da classe média que vem ouvi-lo. A ideia é usar algo extremamente corrosivo, que é o humor.
Por que a linguagem é tão chave?
Pegue o meu exemplo, contaminado por um jargão de finanças, Banco Central e Ministério da Fazenda. Tenho que descer deste pedestal, calçar mesmo as sandálias da humildade, com o perdão do clichê, para falar com um público que acha, por exemplo, que Fundo Multimercado ou CDB são palavrões.
Além de produtos e serviços, o que mais pretende explorar com Meu Barão?
Há um terreno enorme, virgem ainda no meu ponto de vista, que é de finanças comportamentais. Pouco se fala sobre isto no Brasil. Além disto, levar o brasileiro a poupar, se planejar. Isto é fundamental, conquistar uma mudança de paradigma e cultura. Teremos ainda uma newsletter semanal a quem se cadastrar. As Aventuras do Meu Barão (no mundo das finanças).
Qual sua expectativa?
Se eu puder com a minha equipe, o pessoal da Pivot08 que modelou todo o site ainda em gestação, mudar um pouco o comportamento, influenciar bancos e corretoras a falarem uma linguagem mais acessível ao público, ficarei satisfeito. É um baita desafio, mas que motiva muito.
A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…