ESPECIAIS

Jornalista lança portal de finanças e educação financeira com proposta inovadora

meu barao - portal - financas - jornalista carlos dias
Meu Barão é o novo projeto jornalístico de Carlos Dias (Arte: divulgação)

Meu Barão é o novo do mais novo site jornalístico brasileiro. Projeto sobre finanças é idealizado pelo jornalista Carlos Dias

Advogado e diplomata carioca José Maria da Silva Paranhos Júnior inspira o mais novo projeto jornalístico brasileiro. O Barão de Rio Branco, como ele era conhecido, foi resgatado, agora sob a forma de portal de finanças. Trata-se da novidade capitaneada pelo veterano jornalista Carlos Dias: o Meu Barão. No currículo, o profissional soma passagens por empresas como Gazeta Mercantil, Reuters e CNN. Sobre o projeto recém-lançado e o trabalho de web editor, o experiente comunicador conversa de forma exclusiva com a reportagem do Portal Comunique-se.

“A ideia é viralizar o que as pessoas acham, o que pensam e de que forma utilizam determinado produto”

Como surgiu a ideia do Meu Barão?
Existia um canal ainda não explorado nesta área, onde as pessoas pudessem dizer o que pensam sobre produtos bancários, serviços. Ter um megafone nas mãos. Como se faz no Trip Advisor (site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo). A ideia é viralizar o que as pessoas acham, o que pensam e de que forma utilizam determinado produto. Como quando vão comprar alguma coisa na Internet, e o que realmente pesa na hora da compra é a opinião de quem já comprou.

Qual o diferencial do Meu Barão em relação ao que já existe?
O Meu Barão é o ponto principal, o protagonista que interage com seu público. Um aristocrata, diplomata, que recebe pessoas diversas em seu escritório e no seu divã de finanças. Uma espécie de Analista de Bagé às avessas. São anônimos, cidadãos comuns e da classe média que vem ouvi-lo. A ideia é usar algo extremamente corrosivo, que é o humor.

“[Preciso] Falar com um público que acha, por exemplo, que Fundo Multimercado ou CDB são palavrões”

carlos dias - jornalista de financas - site meu barao
O jornalista Carlos Dias assina como editor-chefe do Meu Barão (Imagem: divulgação)

Por que a linguagem é tão chave?
Pegue o meu exemplo, contaminado por um jargão de finanças, Banco Central e Ministério da Fazenda. Tenho que descer deste pedestal, calçar mesmo as sandálias da humildade, com o perdão do clichê, para falar com um público que acha, por exemplo, que Fundo Multimercado ou CDB são palavrões.

Além de produtos e serviços, o que mais pretende explorar com Meu Barão?
Há um terreno enorme, virgem ainda no meu ponto de vista, que é de finanças comportamentais. Pouco se fala sobre isto no Brasil. Além disto, levar o brasileiro a poupar, se planejar. Isto é fundamental, conquistar uma mudança de paradigma e cultura. Teremos ainda uma newsletter semanal a quem se cadastrar. As Aventuras do Meu Barão (no mundo das finanças).

Qual sua expectativa?
Se eu puder com a minha equipe, o pessoal da Pivot08 que modelou todo o site ainda em gestação, mudar um pouco o comportamento, influenciar bancos e corretoras a falarem uma linguagem mais acessível ao público, ficarei satisfeito. É um baita desafio, mas que motiva muito.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas