No Dia Internacional da Mulher, o movimento Jornalistas Contra o Assédio, que surgiu após o crime cometido pelo funkeiro Biel contra uma então estagiária da redação do portal iG, apresentou a mais um vídeo. O material divulgado nesta semana conta com a participação da apresentadora Tatiana Vasconcellos, que acaba de trocar a BandNews FM pela CBN, e questiona o que realmente deve ser discutido e comemorado na data que marca a luta por direitos iguais entre os gêneros.
https://www.facebook.com/jornalistascontraoassedio/videos/278805749217580/
O conteúdo audiovisual mostra Tatiana chegando a uma redação no momento em que outras colegas estão trabalhando. Ao ver que em sua mesa tem um bilhetinho com mensagem fofa e um buquê de flores, preparados para festejar a data, a jornalista dispensa os “presentes” e pergunta: “afinal, o que nós, mulheres jornalistas, gostaríamos de comemorar nesse dia?”. Como resposta, as outras jornalistas envolvidas na ação, entre elas Beatriz Sanz (ex-integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ do Portal Comunique-se e atual estagiária do El País Brasil), sinalizam que preconceitos contra aparência, identidade de gênero, raça e até com mães ainda assombram os veículos de comunicação espalhados pelo país. Tatiana Merlino, Marina Rossi e Cinthia Gomes fecham o time de jornalistas-protagonistas da ação.
“Uma semana geralmente marcada por flores, bilhetes, palavras gentis, mas queremos e precisamos lembrar que o 8 de março é todo dia”, comentam as responsáveis pela fan page do Jornalistas Contra o Assédio, que foi idealizada pela dupla Janaina García e Thaís Nunes. “De mulheres jornalistas para todas as mulheres, chega de assédio”, continua a equipe do movimento, que promove a hashtag #menosfloresmaisrespeito.
As jornalistas contra o assédio não estão sozinhas
O movimento responsável pelo vídeo protagonizado por Tatiana Vasconcellos mostrou, ainda, que conta com o apoio de parceiros. Além das jornalistas que aceitaram gravar a campanha audiovisual, o projeto informa que a ação da vez teve a presença de duas empresas da área: Terruá Filmes e Tawil Comunicação. Além disso, a fotógrafa Alice Vergueiro e os editores Pablo Soares e Paula Rodrigues colaboraram com seus trabalhos.