Os jornalistas do R7 receberam comunicado informando sobre a mudança no esquema de plantão, que deve valer a partir de janeiro de 2018
A redação do R7 está movimentada na tarde desta quinta-feira, 30. Não pelas pautas, mas pela paralisação que acontece desde às 13h em frente à porta da Record. O time de conteúdo resolveu parar as atividades após mudança na escala de trabalho. De acordo com a apuração da reportagem do Portal Comunique-se, a empresa de comunicação enviou e-mail informando sobre a escala de plantão, que deve mudar de 3×1 (folga três fins de semana e trabalha um) para 2×1 a partir de janeiro.
Os times de notícias, entretenimento, esportes, home e mídias sociais somam aproximadamente 35 profissionais, que estão parados na porta da emissora. A proposta da Record TV em alterar a escala de plantão não menciona qualquer mudança no salário dos funcionários, apenas informa que o esquema 2×1 é adotado pelo jornalismo de televisão e que a novidade chega em razão da convergência entre as equipes. Ainda no pequeno comunicado enviado aos jornalistas, a direção informa que a regra passa a valer a partir de 5 de janeiro de 2018.
A reportagem apurou que em nenhum momento a direção da Record conversou com o time sobre o assunto, sendo o aviso por e-mail a única informação passada. Os jornalistas do R7 pretendem seguir com a paralisação até às 16h de sexta-feira, 1° de dezembro. Nesta tarde, os jornalistas escreveram carta falando sobre a decisão.
“Nós, da redação do R7, informamos que decidimos paralisar nossas atividades até às 16h de sexta-feira, 1° de dezembro, para manifestar nossa insatisfação com a decisão de instituir o plantão 2×1 em detrimento do plantão 3×1. Às 16h de sexta-feira, faremos assembleia para decidirmos o que fazer, se continuamos ou não paralisados. Pedimos que essa decisão seja revista.”
Na tarde desta quinta-feira, 30, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo esteve na Record TV, mas não conseguiu conversar com a direção. A informação é que a emissora não vai receber a entidade até que a paralisação termine.
Questionada sobre a situação, a Record disse ao Portal Comunique-se que não vai comentar o assunto.
Leia mais
- Record TV se pronuncia sobre denúncia de assédio no jornalismo
- Equipe da Record percorre mais de 2 mil km em pauta sobre a seca
- Ricardo Kotscho e Nirlando Beirão são dispensados da Record News e do R7
* matéria atualizada às 18h.