Em novo artigo, o “articulista-parceiro” Almir Rizzatto fala da necessidade de sempre se atualizar, estudar. Conselho que vale para os jornalistas
Na turma de fevereiro do meu curso de Marketing Digital para jornalistas, perguntei quem ali estava estudando pela primeira vez depois da faculdade. Fiquei impressionado quando vi que 80% da classe levantou a mão. Havia profissionais com anos e até décadas de experiência!
O que eles tinham feito ao longo desse longo período? Apenas trabalhado. E, claro, ralado muito, sempre com a sombra dos passaralhos. É o seu caso também?
Ao mesmo tempo em que senti orgulho de fazê-los voltar a uma sala de aula, confirmei algo que sinto há anos: o desinteresse de muitos colegas em estudar. E essa inércia não faz o mínimo sentido quando vemos que, dentre as principais áreas, a comunicação talvez seja uma das que mais vem sofrendo mudanças ao longo dos anos com boom do online, do digital.
É como se os jornalistas tivessem parado no tempo, enclausurados em redações e agências. Mas por que isso acontece? Eu aposto em comodismo. Por trabalharmos com informação, muitas vezes nos vemos como profissionais atualizados, por dentro de tudo, o que não exige nenhuma capacitação extra. Ledo engano. É preciso sair da bolha e parar de achar que basta dizer que é jornalista.
Nossa área é tão rica em oportunidades… Estudando, eu vi, por exemplo, que poderia atuar em outras frentes, prestar serviços que tinham enorme demanda do mercado e até empreender. Descobri algo ainda mais gratificante: com o conhecimento que adquiri em cursos, workshops, palestras e livros, eu poderia ajudar e ensinar outras pessoas, inclusive colegas de profissão.
Estudar – Mude sua mentalidade!
Tendemos a entrar num círculo vicioso, com procura de emprego, ralação (muitas vezes, exploração) e passaralho. Isso não é viver, mas, sim, sobreviver. E o pior é que alguns acabam se acostumando, achando que faz parte da profissão que escolhemos.
Acredite: com qualificação, a chance de você fugir disso é enorme. Naturalmente, várias possibilidades surgirão, você se diferenciará de quem ainda está hibernando e verá oportunidades para empreender, usando a sua experiência como jornalista. Você pode até descobrir e se apaixonar por uma área que nem fazia ideia que existia!
Ah, e por favor, nem levante a desculpa de que, no final do mês, não sobra dinheiro para investir ou que você está desempregado. Hoje existe um mar de ótimos conteúdos na internet, eventos online e presenciais… Tudo gratuito! Sem falar em cursos de baixo custo no Sebrae, Senac e sindicatos.
Basta um pouco de atitude e humildade para reverter esse cenário. Que tal começar agora?
Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!