KPI’s muito além da mensuração – por Vanessa Tófano

“Quando falamos em KPI’s tratamos de soluções que nos trazem uma avaliação 360º”. Leia o artigo de estreia da comunicadora e empreendedora Vanessa Tófano no Portal Comunique-se

A necessidade de avaliar o trabalho de comunicação e a subjetividade de algumas ações estratégicas traz à tona a discussão sobre os KPI’s – Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho) para análise do ROI – Return On Investment (Retorno sobre Investimento). Mas o que realmente importa e quais são as principais diferenças entre as tradicionais mensurações?

Leia mais:

O primeiro ponto a esclarecer, apesar de parecer muito óbvio, mas a aplicação prática está longe de ser assim, é que quando falamos em KPI’s tratamos de soluções que nos trazem uma avaliação 360º, que vai e volta em sentido horário e anti-horário. Isto é, falamos sobre um sistema efetivo e mutante, que reproduz exatamente a realidade e traz os impactos diretos das ações ao dia a dia.

Dados quantitativos ou qualitativos fazem parte, inclusive das mensurações utilizadas há décadas nas empresas. Porém, o segredo dos KPI’s está na forma como olhamos para os índices, os coligamos às estratégias e os aplicamos nos planejamentos e nas decisões.

Na fase da definição dos indicadores que serão avaliados, de acordo com os objetivos traçados, é preciso uma análise profunda sobre o cenário e as possibilidades reais de alcance. De nada adianta traçar metas, criar ações, estruturas de comunicação que fogem da realidade e incluir estudos de desempenho sobre as perspectivas mercadológicas.

“O segredo dos KPI’s está na forma como olhamos para os índices, os coligamos às estratégias e os aplicamos nos planejamentos” (Vanessa Tófano)

Utilizar o cenário real aliado às expectativas e dados concretos é fundamental para chegar a KPI’s que realmente fazem a diferença e, inclusive, se tornam capazes de alterar os caminhos.

Na parte prática, a avaliação deve ser de conhecimento de todos os colaboradores, pois ela é um mapa determinante de estratégias micro e macro dentro da organização.

O ideal é conseguir incluir áreas estratégicas ao redor de um mesmo estudo de desempenho para utilizá-lo no planejamento anual como alicerce de todo o conjunto de ações que serão desenvolvidas e estimuladas no período.

As conclusões conquistadas por meio deste estudo afetam diretamente o negócio, gerando conhecimento sobre o cenário vivido. No marketing é cada vez mais comum a aplicação desse sistema, mas muito ainda falta para aprimorar resultados interessantes, pois o que a maioria faz, identificando como um estudo de KPI é apenas a fase de mensuração.

Em certos momentos é somente possível chegar mesmo até aí, mas é preciso saber quando avançar. Para dar o próximo passo é fundamental muito mais do que conhecimento, é necessário tomar as rédeas de um direcionamento eficaz.

“No marketing é cada vez mais comum a aplicação desse sistema, mas muito ainda falta para aprimorar resultados interessantes” (Vanessa Tófano)

Compartilhe
0
0
Vanessa Tófano

CEO da RelatioNOW e autoridade em relações públicas. Está à frente de estudos de reposicionamento de marcas e direciona as empresas por meio da inovação, trabalhando o propósito e transformando a visibilidade e as relações institucionais. Além de formação em universidades com índices de excelência, possui especialização em marketing e branding pela Brand Learning UK e pós-graduação em gestão estratégica em comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo).

Recent Posts

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago