noticias-corporativas

Live traz personalidades da área de Educação para falar sobre futuro do setor pós-pandemia

Especialistas irão conversar sobre como será o cenário no ensino superior, nas escolas e nos cursos de idiomas após a pandemia do novo coronavírus

7/7/2020 –

Na 3ª edição da live do projeto “Ptexto Apresenta”, a Profissionais do Texto irá receber três especialistas da área de Educação. O Vice-Reitor do Centro Universitário IESB, Luiz Claudio Costa, a Diretora do Colégio Sigma, Carol Darolt, e a Gestora da Thomas Bilíngue School, Lueli Ceruti, irão conversar sobre como será o cenário no ensino superior, nas escolas e nos cursos de idiomas após a pandemia do novo coronavírus, que mudou as relações entre as pessoas e lançou um desafio de transição digital para muitos de nós. O debate irá ocorrer às 18h do dia 8 de julho, ao vivo, pelo canal YouTube da Profissionais do Texto.

De acordo com pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) em parceria com a empresa de pesquisa Educa Insights, em 2022 a maior parte dos estudantes de ensino superior terá adentrado a modalidade a distância. Sabendo dessa tendência, o IESB planeja uma robusta transformação digital, com plataformas e ferramentas líderes de mercado e treinamento para professores. A mudança vem ocorrendo, sobretudo, ao longo da gestão do reitor Edson Machado Filho.

Para tratar sobre este e outros assuntos na área da Educação de Ensino Superior, o Vice-Reitor do IESB, Luiz Claudio Costa, irá participar da live e contribuir com seus mais de 20 anos de experiência no setor. Costa atua como Vice-Reitor Acadêmico desde janeiro de 2017, é professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa onde, desde 1983, atua na graduação, pós-graduação e na gestão. É graduado em Matemática pela UFV, Mestre em Meteorologia Agrícola (UFV) e PhD em Meteorologia Agrícola pela Universidade de Reading, na Inglaterra.

O professor também cultivou experiência na área pública como Secretário de Educação Superior (2011-2012) no Ministério da Educação, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2012-2014), Secretário Executivo (2014-2016) e Ministro Interino – março/abril de 2016.

Mas, a pandemia gerou a necessidade de inovar e buscar novas ferramentas de ensino também para a Educação Básica. A Diretora Pedagógica do Colégio Sigma, Carol Darolt, vai mostrar como a escola conseguiu em poucos dias implantar um sistema de aulas remotas e como está se preparando para o novo formato de aulas híbridas,com parte presencial e parte online. Ela é mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Psicopedagogia pela UNAR; é graduada em Letras – Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Outro setor da Educação afetado pelo novo coronavírus foi ensino de línguas estrangeiras. A Designer de cursos preparatórios para exames internacionais e Gestora do Thomas Bilíngue for Schools (programa bilíngue da Casa Thomas Jefferson), Lueli Ceruti, vai contar como um dos mais tradicionais curso de inglês inovou para oferecer aulas remotas e não perder alunos e como está planejando o novo formato do estudo de idiomas após a pandemia. Ela atua na área há mais de 30 anos, é formada em Psicologia, especializou-se em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, tem um MBA em Gerência de Projetos pela FGV e atualmente cursa uma pós-graduação em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades de São Paulo. O programa bilíngue da Casa Thomas Jefferson para escolas de educação infantil e ensino fundamental atende aproximadamente 10.000 alunos no DF, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mediador

Bruno Santa Rita – jornalista e assessor de imprensa no escritório de comunicação Profissionais do Texto. Foi repórter do Correio Braziliense nas editorias de Política, Economia e Brasil. Como repórter, foi ganhador do prêmio MPT de Jornalismo 2018, na categoria regional – veículos impressos. Atualmente, se especializa em Master em Comunicação Empresarial Transmídia na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).