CARREIRA

Luis Nassif prepara curso de jornalismo de dados

luis nassif - curso da puc-sp - Conjuntura Econômica Brasileira - Análise de Dados
(Imagem: reprodução)

Jornalista comandará “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”. Curso de extensão com Luis Nassif será realizado pela PUC-SP. Inscrições abertas

Profissional reconhecido na cobertura de assuntos ligados à economia, com direito a três troféus no Prêmio Comunique-se, Luis Nassif se prepara para atuar como professor. Ele é o idealizador do curso de extensão “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”. Promovida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a novidade educacional contará com “aulas dinâmicas”. Serão conteúdos em EAD, além de encontros positivos, idas ao laboratório e palestras. Além da presença do premiado jornalista, o curso terá coordenação dos economistas Antonio Corrêa de Lacerda e Mariana Ribeiro Jansen Ferreira.

Com o “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”, Luis Nassif quer incentivar a prática do jornalismo de dados — sobretudo na editoria em que lhe rendeu prêmios. Para ele, a iniciativa desenvolvida em parceria com o departamento de economia da PUC-SP fará com que os alunos aprendam a extrair o máximo de informações a partir de números presentes em planilhas, tabelas e relatórios. “A maioria das informações nacionais e internacionais está disponível em bancos de dados públicos. Podem ser baixadas em sistemas BI e em planilhas. O grande desafio é a organização, estruturação e análise desses dados e a melhor maneira de acompanhá-los”, comenta o jornalista, conforme registrado pelo site Jornal GGN.

Tendo 102 horas de duração, o mais novo curso de extensão da PUC-SP tem público-alvo abrangente. De acordo com a organização, “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados” é voltado a jornalistas, economistas, advogados, administradores e analistas financeiros. O “público em geral” que se interessa por jornalismo de dados também é bem-vindo, desde que seja graduado ou que esteja devidamente matriculado em alguma graduação validada pelo Ministério da Educação (MEC). Com turma a ser iniciada em 9 de agosto, o curso está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, é necessário se inscrever diretamente do site da faculdade.

Estrutura do curso

A iniciativa idealizada por Luis Nassif será divida em oito blocos didáticos: economia – conceitos básicos de macroeconomia; economia internacional; política; política monetária e creditícia; setor externo e o balanço de pagamentos; finanças públicas – déficit e dívida pública; nível de atividade; e política macroeconômica. Assuntos como câmbio flutuante sujo, PIB brasileiro, relações internacionais, inflação, presidencialismo de coalizão e relações de mercado serão debatidos dentro de cada um dos itens. “[O curso] visa proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica da conjuntura”, reforça o jornalista.

  • Comunique-se Empregos: vagas para jornalistas e estudantes

Assista ao vídeo de apresentação do curso:

Serviço

O quê?
Curso “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”

Quando?
De 9 de agosto a 7 de dezembro

Investimento?
Matrícula de R$ 1.008,33 + 5 mensalidades de R$ 1.008,33

Como participar?
Inscrições disponíveis por meio de página na internet

Onde?
Unidade Vila Mariana da PUC-SP — além de aulas EAD
(Rua Afonso Celso, 711 – São Paulo)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

 Impactos da Covid-19 na comunicação corporativa

Webinar

Dia 02 de junho, às 11:00