Profissional reconhecido na cobertura de assuntos ligados à economia, com direito a três troféus no Prêmio Comunique-se, Luis Nassif se prepara para atuar como professor. Ele é o idealizador do curso de extensão “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”. Promovida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a novidade educacional contará com “aulas dinâmicas”. Serão conteúdos em EAD, além de encontros positivos, idas ao laboratório e palestras. Além da presença do premiado jornalista, o curso terá coordenação dos economistas Antonio Corrêa de Lacerda e Mariana Ribeiro Jansen Ferreira.
Com o “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”, Luis Nassif quer incentivar a prática do jornalismo de dados — sobretudo na editoria em que lhe rendeu prêmios. Para ele, a iniciativa desenvolvida em parceria com o departamento de economia da PUC-SP fará com que os alunos aprendam a extrair o máximo de informações a partir de números presentes em planilhas, tabelas e relatórios. “A maioria das informações nacionais e internacionais está disponível em bancos de dados públicos. Podem ser baixadas em sistemas BI e em planilhas. O grande desafio é a organização, estruturação e análise desses dados e a melhor maneira de acompanhá-los”, comenta o jornalista, conforme registrado pelo site Jornal GGN.
Tendo 102 horas de duração, o mais novo curso de extensão da PUC-SP tem público-alvo abrangente. De acordo com a organização, “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados” é voltado a jornalistas, economistas, advogados, administradores e analistas financeiros. O “público em geral” que se interessa por jornalismo de dados também é bem-vindo, desde que seja graduado ou que esteja devidamente matriculado em alguma graduação validada pelo Ministério da Educação (MEC). Com turma a ser iniciada em 9 de agosto, o curso está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, é necessário se inscrever diretamente do site da faculdade.
A iniciativa idealizada por Luis Nassif será divida em oito blocos didáticos: economia – conceitos básicos de macroeconomia; economia internacional; política; política monetária e creditícia; setor externo e o balanço de pagamentos; finanças públicas – déficit e dívida pública; nível de atividade; e política macroeconômica. Assuntos como câmbio flutuante sujo, PIB brasileiro, relações internacionais, inflação, presidencialismo de coalizão e relações de mercado serão debatidos dentro de cada um dos itens. “[O curso] visa proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica da conjuntura”, reforça o jornalista.
O quê?
Curso “Conjuntura Econômica Brasileira – Análise de Dados”
Quando?
De 9 de agosto a 7 de dezembro
Investimento?
Matrícula de R$ 1.008,33 + 5 mensalidades de R$ 1.008,33
Como participar?
Inscrições disponíveis por meio de página na internet
Onde?
Unidade Vila Mariana da PUC-SP — além de aulas EAD
(Rua Afonso Celso, 711 – São Paulo)
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente