Comunicação

Lula chama de “vítima” colunista demitido de jornal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao jornalista Juremir Machado da Silva, que, conforme noticiado pelo Portal Comunique-se, foi demitido do Correio do Povo na segunda-feira, 3. Para o petista, o profissional da imprensa foi “vítima” do que ocorre em empresas de comunicação do país.

Leia mais:

“Minha solidariedade ao jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva, vítima da falta de pluralidade e liberdade de imprensa no Brasil”, posicionou-se Lula em postagem no Twitter. A mensagem movimentou a rede social. Das 13h até o início da noite desta terça-feira, 4, o conteúdo contabilizava mais de 400 retuítes e 2,8 mil curtidas.

Colocado como novamente o virtual representante do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa da presidência da República, Lula foi mencionado pelo jornalista recém-demitido do Correio do Povo, jornal baseado em Porto Alegre (RS) e que é controlado pelo Grupo Record, de Edir Macedo.

Ao revelar que estava fora da publicação, o colunista relembrou de episódio ocorrido em novembro de 2019, quando teria sido impedido de entrevistar o ex-presidente — que havia acabado de deixar a superintendência da Polícia Federal em Curitiba após mais de um ano e meio detido. Segundo Juremir, ordens superiores vetaram a conversa que seria transmitida pela Rádio Guaíba — outro veículo porto-alegrense mantido pelo Grupo Record.

Tal versão relacionada à entrevista que não ocorreu já havia sido tornada pública pelo então diretor de jornalismo da emissora, Nando Gross (vídeo abaixo). Mesmo após o episódio, Juremir, no entanto, seguiu por mais de um ano como contratado da Rádio Guaíba. Ele deixou os microfones da emissora somente em agosto de 2020, conforme informou na ocasião o site Coletiva.net.

Apoio além de Lula

Fora da equipe do Correio do Povo, Juremir Machado não recebeu apoio apenas de Lula. Além do ex-mandatário do país, o jornalista e professor universitário recebeu diversas mensagens nas redes sociais. “É um dos mais qualificados jornalistas do país. Daqueles poucos que ainda realizam análises conjunturais sofisticadas — capacidade desenvolvida ao longo de anos, fruto de profunda pesquisa acadêmica”, afirmou o também professor Salo de Carvalho.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

8 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

8 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

8 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

8 horas ago