Comunicação

Lula chama de “vítima” colunista demitido de jornal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao jornalista Juremir Machado da Silva, que, conforme noticiado pelo Portal Comunique-se, foi demitido do Correio do Povo na segunda-feira, 3. Para o petista, o profissional da imprensa foi “vítima” do que ocorre em empresas de comunicação do país.

Leia mais:

“Minha solidariedade ao jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva, vítima da falta de pluralidade e liberdade de imprensa no Brasil”, posicionou-se Lula em postagem no Twitter. A mensagem movimentou a rede social. Das 13h até o início da noite desta terça-feira, 4, o conteúdo contabilizava mais de 400 retuítes e 2,8 mil curtidas.

Colocado como novamente o virtual representante do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa da presidência da República, Lula foi mencionado pelo jornalista recém-demitido do Correio do Povo, jornal baseado em Porto Alegre (RS) e que é controlado pelo Grupo Record, de Edir Macedo.

Ao revelar que estava fora da publicação, o colunista relembrou de episódio ocorrido em novembro de 2019, quando teria sido impedido de entrevistar o ex-presidente — que havia acabado de deixar a superintendência da Polícia Federal em Curitiba após mais de um ano e meio detido. Segundo Juremir, ordens superiores vetaram a conversa que seria transmitida pela Rádio Guaíba — outro veículo porto-alegrense mantido pelo Grupo Record.

Tal versão relacionada à entrevista que não ocorreu já havia sido tornada pública pelo então diretor de jornalismo da emissora, Nando Gross (vídeo abaixo). Mesmo após o episódio, Juremir, no entanto, seguiu por mais de um ano como contratado da Rádio Guaíba. Ele deixou os microfones da emissora somente em agosto de 2020, conforme informou na ocasião o site Coletiva.net.

Apoio além de Lula

Fora da equipe do Correio do Povo, Juremir Machado não recebeu apoio apenas de Lula. Além do ex-mandatário do país, o jornalista e professor universitário recebeu diversas mensagens nas redes sociais. “É um dos mais qualificados jornalistas do país. Daqueles poucos que ainda realizam análises conjunturais sofisticadas — capacidade desenvolvida ao longo de anos, fruto de profunda pesquisa acadêmica”, afirmou o também professor Salo de Carvalho.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

19 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

19 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

19 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

20 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

20 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

20 horas ago