A TV Brasil alcançou em julho a marca histórica de 500 mil inscritos em seu canal no YouTube. O crescimento acentuado reflete os esforços de uma nova estratégia realizada desde 2016 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O aumento no número de seguidores está intimamente ligado à disponibilização rápida de novos vídeos, à utilização de técnicas de indexação de conteúdo e à realização de transmissões ao vivo. Quando esse projeto foi iniciado, o número de inscritos no canal do YouTube estava em torno de 100 mil pessoa. Desde então, obteve crescimento de 400%.
Um dos obstáculos para a rápida alimentação de conteúdos era a falta de padronização dos vídeos. Para solucionar o problema, a EBC desenvolveu internamente um software transcodificador que tornou possível a padronização. “O software recebe o vídeo em formato bruto, agrupa os blocos, insere a marca d’água da TV Brasil e coloca o vídeo no formato de exibição padrão para web”, explica o gerente de Crossmedia da EBC, Lauro Mesquita.
Com a solução tecnológica, a publicação de conteúdos se tornou mais rápida e eficiente. Até o fim de junho deste ano, o canal no YouTube contava com mais de 111 mil vídeos publicados. Diariamente são publicados cerca 27 novos vídeos.
Os conteúdos jornalísticos estão entre os mais acessados no YouTube. As matérias especiais do ‘Repórter Brasil’ “Mulher sem língua aprende falar” e “Semana Mundial da Amamentação incentiva doação de leite materno” possuem, respectivamente, 2.983.709 e 1.346.094 visualizações.
Outro destaque é o programa ‘Caminhos da Reportagem’. O episódio “Pobreza no Brasil” soma 1.762.562 visualizações, e possui o maior número de minutos assistidos do canal, com 15.765.688 minutos (quase 263 mil horas). A reportagem “Indígenas – a luta dos povos esquecidos”, obteve 1.334.620 visualizações.
Os conteúdos musicais também são um sucesso na web. O episódio “Pagode na Casa do Gago”, do Samba na Gamboa, já soma 945 mil visualizações; o programa Grandes Musicais, com o grupo Fundo de Quintal, tem 150 mil visualizações; e o episódio do Brasil Caipira com duplas femininas possui 174 mil visualizações.
Entre os conteúdos infantis, a ‘Amigos do Pelotão’ e o ‘Meu AmigãoZão’ possuem episódios que somam entre 700 mil e 800 mil visualizações. O episódio “Turma do Pererê”, do Menino Maluquinho, possui 2.370.927 visualizações. Entre os infantis, o ‘Menino Maluquinho’ possui os melhores resultados de audiência do canal.
O recorde de audiência em uma transmissão ao vivo pela internet realizada pela EBC foi o programa de apuração do segundo turno das eleições presidenciais em 2018. A cobertura rendeu quase 660 mil visualizações e 656.857 minutos de consumo.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…