Mais de 500 mil internautas seguem a TV Brasil no YouTube

Os conteúdos jornalísticos estão entre os mais acessados no YouTube da TV Brasil. Canal da emissora pública na plataforma de vídeos já conta com mais de meio milhão de seguidores

A TV Brasil alcançou em julho a marca histórica de 500 mil inscritos em seu canal no YouTube. O crescimento acentuado reflete os esforços de uma nova estratégia realizada desde 2016 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O aumento no número de seguidores está intimamente ligado à disponibilização rápida de novos vídeos, à utilização de técnicas de indexação de conteúdo e à realização de transmissões ao vivo. Quando esse projeto foi iniciado, o número de inscritos no canal do YouTube estava em torno de 100 mil pessoa. Desde então, obteve crescimento de 400%.

Um dos obstáculos para a rápida alimentação de conteúdos era a falta de padronização dos vídeos. Para solucionar o problema, a EBC desenvolveu internamente um software transcodificador que tornou possível a padronização. “O software recebe o vídeo em formato bruto, agrupa os blocos, insere a marca d’água da TV Brasil e coloca o vídeo no formato de exibição padrão para web”, explica o gerente de Crossmedia da EBC, Lauro Mesquita.

Com a solução tecnológica, a publicação de conteúdos se tornou mais rápida e eficiente. Até o fim de junho deste ano, o canal no YouTube contava com mais de 111 mil vídeos publicados. Diariamente são publicados cerca 27 novos vídeos.

Visualizações

Os conteúdos jornalísticos estão entre os mais acessados no YouTube. As matérias especiais do ‘Repórter Brasil’ “Mulher sem língua aprende falar” e “Semana Mundial da Amamentação incentiva doação de leite materno” possuem, respectivamente, 2.983.709 e 1.346.094 visualizações.

Outro destaque é o programa ‘Caminhos da Reportagem’. O episódio “Pobreza no Brasil” soma 1.762.562 visualizações, e possui o maior número de minutos assistidos do canal, com 15.765.688 minutos (quase 263 mil horas). A reportagem “Indígenas – a luta dos povos esquecidos”, obteve 1.334.620 visualizações.

Os conteúdos musicais também são um sucesso na web. O episódio “Pagode na Casa do Gago”, do Samba na Gamboa, já soma 945 mil visualizações; o programa Grandes Musicais, com o grupo Fundo de Quintal, tem 150 mil visualizações; e o episódio do Brasil Caipira com duplas femininas possui 174 mil visualizações.

Entre os conteúdos infantis, a ‘Amigos do Pelotão’ e o ‘Meu AmigãoZão’ possuem episódios que somam entre 700 mil e 800 mil visualizações. O episódio “Turma do Pererê”, do Menino Maluquinho, possui 2.370.927 visualizações. Entre os infantis, o ‘Menino Maluquinho’ possui os melhores resultados de audiência do canal.

Recorde nas eleições

O recorde de audiência em uma transmissão ao vivo pela internet realizada pela EBC foi o programa de apuração do segundo turno das eleições presidenciais em 2018. A cobertura rendeu quase 660 mil visualizações e 656.857 minutos de consumo.

Compartilhe
0
0
EBC

Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

Recent Posts

Segmento de piscinas está em alta no Brasil

Festa na piscina: bastam essas três palavras para animar muita gente – e principalmente o…

18 minutos ago

Viação Santa Cruz lança carteira digital

A evolução dos smartphones e o desenvolvimento de aplicativos têm facilitado cada vez mais a…

31 minutos ago

Webinar aborda adoecimento de idosos em Cuidados Paliativos

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares…

42 minutos ago

Estudo aponta que 74% das MPMEs usam Inteligência Artificial

Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. A tecnologia é…

42 minutos ago

Segmento de piscinas está em alta no Brasil

Do número de unidades instaladas à venda de produtos de limpeza e manutenção, o setor…

48 minutos ago

WhatsApp é aliado das empresas, mas uso requer organização

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular entre pequenas, médias e grandes empresas…

51 minutos ago