Opinião

Mais do que profissão, uma missão

Neste Dia do Jornalista, o Portal Comunique-se produziu especial em que os próprios “amigos da comunicação” se propuseram a completar a seguinte frase: “ser jornalista é…”. Em meio à ação, realizada junto à comunidade que compõe o serviço de mailing imprensa do Comunique-se 360, Luís Henrique Marques foi além de resumir a profissão em poucas palavras. Ele — que integra os times das revistas Cidade Nova e Ekklesía Brasil e da Agência de Notícias Signis — desenvolveu um artigo. Nele, afirma: ser jornalista é mais do que uma profissão. É uma missão.

Leia mais:

Confira, abaixo, a íntegra do texto de Luís Henrique Marques sobre a missão de ser jornalista:

Ser jornalista é… uma missão

Ser jornalista é, muito além de uma atividade profissional, uma missão a qual entendo como uma busca contínua pela compreensão da realidade dos fatos (ainda que muitas vezes, apenas de forma introdutória), a ser traduzida de forma o mais clara e coerente possível a um público muitas vezes amplo, heterogêneo e leigo em muitos dos assuntos pautados. É uma tarefa sempre exigente, quando não tensa, mas que tem como principal recompensa o reconhecimento público do valor do trabalho realizado.

Infelizmente, esse mesmo reconhecimento não se dá em outros âmbitos, dada a contínua precarização das condições de trabalho da nossa área. Neste momento caótico, sobretudo do ponto de vista político-ideológico, mais do que nunca a função social do jornalista precisa ser valorizada. E isso vai muito além de defesa da reserva de mercado, porque tem relação com a qualidade técnica e ética da produção e difusão de informações e opiniões, vitais para uma sociedade que se pretende civilizada e democrática.

Vejo com desconfiança (…) esse excesso de tecnologia, supervalorização da forma em detrimento do conteúdo — Luís Henrique Marques

Considerado esse contexto, só é jornalista aquele profissional que, tendo a oportunidade de trabalhar nessa área específica, o faz com bastante amor à causa. Por isso, vejo com desconfiança — e talvez isso tem a ver muito como os profissionais da minha geração e de gerações mais velhas se fizeram jornalistas — esse excesso de tecnologia, supervalorização da forma em detrimento do conteúdo, bem como a contaminação do jornalismo pelo marketing e pelo entretenimento. Sem que essas relações sejam devidamente disciplinadas, acho difícil dar conta dessa missão.

Leia também: Afinal, o que é o jornalismo?

E mais: 12 tendências em jornalismo e tecnologia

E ainda: “Névoa de guerra”: jornalismo é essencial no combate à desinformação das redes

Compartilhe
1
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

SEEN Safety e AHM Solution firmam parceria para atuar em segurança logística

Empresa de São Paulo é certificada para implantar e prestar suporte ao sistema IRIS de…

17 horas ago

Empreendedoras destacam-se por exemplos de superação no mercado empresarial

Mulheres representam apenas 17% dos cargos de presidência no Brasil, apesar da crescente presença no…

17 horas ago

Força Aérea Peruana recebe seu primeiro Beechcraft King Air 360CHW equipado para evacuação aeromédica

A Textron Aviation anunciou hoje a entrega da primeira de duas aeronaves multimissão Beechcraft King…

17 horas ago

Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

A Xsolla irá estabelecer sede na APAC, expandir oportunidades de desenvolvimento de talentos e impulsionar…

17 horas ago

NICE apresenta nova versão do CXone Mpower

Todos os agentes conectados ao CXone Mpower têm acesso a um copiloto adaptável, projetado para…

17 horas ago