O mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercute na imprensa internacional. Principal jornal norte-americano, o The New York Times traz reportagem da agência Associated Press. O conteúdo afirma que a ordem de prisão representa “um grande golpe ao outrora líder amplamente popular que estava tentando montar um retorno político antes das eleições de outubro”. O mandado contra o político foi expedido no fim da tarde de quinta-feira, 5, pelo juiz federal Sérgio Moro.
A manchete da versão online do francês Le Monde destaca que Lula é um “ícone da esquerda brasileira”. O site reforça que ele tem até as 17h desta sexta-feira, 6, para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. O jornal também ressalta que Moro proibiu o emprego de algemas em “qualquer hipótese”.
O jornal espanhol El País também traz em destaque a ordem de prisão do ex-presidente. A publicação afirma que o juiz federal não esperou esgotar os prazos legais para expedir o mandado. “Não se passaram nem 24 horas desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu, na madrugada desta quinta-feira, negar o último recurso de Lula, condenado a 12 anos por corrupção, quando Moro expediu decisão fulminante para decretar sua prisão”, diz o texto.
A iminente prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também repercutiu na imprensa da América Latina, onde o escândalo Lava Jato teve reflexos e tem desencadeado investigações envolvendo políticos e empresários de vários países.
A manchete da versão online do jornal argentino La Nación cita a “tensão no Brasil”, com o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que Lula se entregue até as 17h desta sexta.
O jornal Clarín reproduziu a reação da ex-presidente argentina Cristina Kirchner (2007-2015), que também está sendo investigada por corrupção. Ela criticou, pelo Twitter, a Justiça brasileira e assegurou que “Lula vai ganhar as próximas eleições presidenciais”.
O site de notícias Infobae, diário digital argentino de atualidades, noticiou o caso em sua manchete principal. “Preparam cela exclusiva em Curitiba para Lula”, informou o veículo.
A decisão de Moro também foi manchete em jornais do Paraguai, do Peru, do Chile e do Uruguai. O El País, do Uruguai, também deu ênfase à “tensão politica” no Brasil.
***** ***** ***** ***** *****
Reportagem: Ana Cristina Campos e Mônica Yanakiew
Edição: Augusto Queiroz
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…