(Imagem: Canva).
Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa e como esse material iria facilitar o cotidiano. Seria tão diferente né? É exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua.
Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa, comunicação interna outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados? Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
É preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa:
Agora que já demos os primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento. Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.
Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
*Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa de consultoria Comunicação Integrada.
Nova plataforma combina inteligência de mercado, descoberta de produtos e ferramentas de execução em uma…
A mais nova adição à família de produtos Experian Assistant permite que instituições financeiras documentem,…
A Andersen Consulting fortalece seus recursos de capital humano por meio de um Acordo de…
Rede varejista pretende atingir a marca de 200 unidades ainda neste ano
A Organização Mundial de Zonas Francas anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com…
Atualmente, são seis mostras simultâneas distribuídas por cinco estados brasileiros