Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa e como esse material iria facilitar o cotidiano. Seria tão diferente né? É exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua.
Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa, comunicação interna outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados? Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
É preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa:
Agora que já demos os primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento. Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.
Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
*Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa de consultoria Comunicação Integrada.
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…
A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…