Opinião

Mapa da comunicação: que tal ter a visão do todo?

Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa e como esse material iria facilitar o cotidiano. Seria tão diferente né? É exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua.

Leia mais:

Importância da visão integrada

Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa, comunicação interna outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.

Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados? Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.

Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:

  1. Campanhas não dão certo nem trazer retorno;
  2. Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
  3. A área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.

Criando o mapa da comunicação integrada

É preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa:

  1. Mapear todas as atividades da área;
  2. Compreender a cadeia de valor;
  3. Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa e etc;
  4. Envolver partes interessadas (aparecer grande)

Agora que já demos os primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento. Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.

Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.

De forma geral, o Mapa da comunicação integrada, precisa compreender:

  1. Análise de cenários (macro e microambiente);
  2. Práticas atuais de comunicação com os stakeholders estratégicos
  3. Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas)
  4. Processos (atuais e propostas de melhoria)
  5. Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional)
  6. Tecnologias (quais são aderentes ou não.
(Imagem: Isabela Pimentel / Comunicação Integrada).

*Por Isabela Pimentel, coordenadora da empresa de consultoria Comunicação Integrada.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

15 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago