Quais as marcas que melhor se comunicam sobre diversidade?

A Youpper – Consumer & Media Insights apresentou a pesquisa “Diversidade não é #” que contém ranking com as 13 marcas que melhor trabalham a questão da diversidade em sua publicidade. O estudo foi desenvolvido pela consultoria transdisciplinar de comunicação em parceria com a Netquest, que presta serviços de pesquisa e painel online.

Além do ranking, o levantamento mostra como os consumidores avaliam a comunicação de marcas do ponto de vista da diversidade de gêneros. Criado principalmente para ser utilizado por departamentos de marketing de anunciantes e também por agências de publicidade e de relações públicas, o estudo buscou a opinião de brasileiros sobre o crescente discurso das marcas frente a diversidade, radiografando sua eficiência e importância na construção de brand equity.

Segundo a Youpper – Consumer & Media Insights, foram ouvidas 500 pessoas dos 26 principais estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, sendo mulheres e homens das classes A até E, nas idades de 18 a 50 anos.

Marcas que destacam a diversidade

O ranking apresentado traz O Boticário em primeiro lugar, como a marca que melhor entende como se deve usar a diversidade em suas campanhas, seguido por Natura, Coca-Cola, C&A, Skol. Em sexto lugar aparece Dove, seguido por Itau, Unilever e Avon, que empatados dividem a sétima colocação. A oitava posição é ocupada por Vivo, OMO, Nike e Johnson&Johnson.

Ainda segundo o estudo, 15% dos entrevistados acreditam que nenhuma marca está sabendo explorar a diversidade corretamente. Ao serem questionados se a publicidade tem conseguido representar adequadamente a diversidade dos consumidores das marcas e produtos nas campanhas, 78% dos entrevistados afirmam que sim, as marcas estão fazendo seu papel corretamente, contra 22% que dizem não.

Quando a pergunta é se acham importante que as marcas se preocupem com a diversidade das pessoas, 73% considera muito importante, 25% diz que é apenas importante, 2% acha pouco importante e ninguém diz não se importar.

O levantamento mostra, ainda, que 73,6% do público acha que o principal tema a ser explorado pelas marcas nas campanhas publicitárias deve ser a representação da diversidade por meio de pessoas comuns e não modelos.

Em segundo lugar, com 72,4%, aparece a divisão de tarefas entre homens e mulheres no cuidado com os filhos, mostrando que o homem também pode cuidar da família. Com 69,6% e 69,2%, respectivamente, o público indica que a igualdade de direitos entre homens e mulheres e a divisão de tarefas entre homens e mulheres no lar, mostrando que o homem também pode cuidar da casa.

Para os criadores do estudo, as afirmações dos entrevistados mostram opiniões diversificadas quando o assunto é diversidade e representatividade. Novamente sobressai com 74% que o público prefere personagens reais, ao invés de pessoas que seguem padrão de beleza. Em seguida, 46,8% gostaria de ver mais negros nos comerciais e 34,8% apoiam marcas que incluem gays e lésbicas em sua comunicação, contra 32,6% diz que já se sentiu ofendido por comerciais e campanhas de determinadas marcas e produtos.

Leia Mais:

Executiva da Netflix fala sobre posicionamento que se reflete no conteúdo

Pesquisa busca mapear o status das mulheres na mídia brasileira

Unilever e ONU Mulheres convidam líderes globais para banir estereótipos na publicidade

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

7 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

7 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

7 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

7 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

7 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

7 horas ago