Marquei minhas férias, mas mudei de emprego. E agora?

Estamos em um período em que muita gente começa a planejar as férias de fim de ano. Mas, e se logo depois de organizar tudo, vem uma proposta de trabalho irrecusável?

O primeiro passo é manter a calma e não achar que precisa cancelar a viagem ou recusar a oferta de emprego imediatamente. Em seguida, colocar em prática duas atitudes essenciais para uma vida profissional saudável: a sinceridade e o comprometimento.

Logo que receber a proposta de trabalho, comunique o recrutador e os seus novos gestores que já tem uma viagem marcada. Em seguida, deixe claro o seu comprometimento, dizendo que irá estruturar um “plano de férias” para que todas as entregas sejam realizadas com o máximo de antecedência possível e o seu time esteja preparado para a sua ausência.

É possível que mesmo assim a empresa não consiga aceitar que você se ausente e isso pode ocorrer por diversas razões, por exemplo, um evento importante para um cliente. Se isso acontecer, coloque novamente em prática a sinceridade e o comprometimento. Mas, desta vez, com você mesmo:

  • Defina a sua prioridade: o que irá influenciar mais na sua felicidade e o que terá maior impacto no seu futuro? As férias com a família ou a nova oferta de emprego?
  • Entenda seu comprometimento com os seus planos: o que você deseja de verdade? Se for sair de férias, então siga em frente. Mas se for o novo trabalho, avalie como irá cancelar ou adiar a viagem e lembre-se de comunicar os envolvidos.

É muito importante que essa decisão seja tomada de forma consciente para que o relacionamento com a nova empresa comece de maneira positiva. Porém, se ainda assim você ficar na dúvida se pode ou não falar sobre isso com o recrutador, tenha em mente os seguintes pontos:

  • antes de receber uma proposta, a sua vida estava em movimento
  • a empresa que decidiu contratar você sabe que sua vida não estava parada
  • o recrutador também sabe que os profissionais saem de férias
  • um “plano de férias” bem feito ameniza os desafios da ausência de um profissional

Se levar em conta esses itens, com certeza vai se sentir mais seguro para seguir adiante com os seus planos e, consequentemente, ficará feliz no novo trabalho, na viagem de férias ou nos dois.

Compartilhe
1
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Branding cresce em 2025: inovação e estratégia guiam nova geração de estúdios

O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…

16 horas ago

Inovações logísticas impactam resultados do e-commerce

Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…

16 horas ago

Do campo à mesa: o produtor é a chave para uma ceia segura

O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…

16 horas ago

Estudo aponta dados da sondagem industrial

O estudo aponta que o nível de estoques da indústria retornou ao patamar planejado pelas…

16 horas ago

Metodologia BIM ganha força na construção civil

Modelos digitais e integrados visam otimizar recursos, reduzir desperdícios e detalhar os empreendimentos imobiliários

16 horas ago