Categories: Comunicação

Merchandising em programa mostra a força da TV aberta

Na hora da dúvida, a internet é o oráculo para quem deseja buscar alguma coisa. E, se o assunto é carro, o ranking de buscas do Google é uma ferramenta ideal que mede o interesse que determinada marca ou modelo está despertando no mercado.

Uma pesquisa da empresa especializada de inteligência em mídia, a Tunad, divulgada nesta semana, revela que, no dia 27 de agosto, às 19h26, o Merchandising da marca de carro “BYD” exibida no programa “Domingão com o Huck“, da TV Globo, gerou o maior pico de pesquisas relacionadas à marca no Google desde a sua entrada no país.

Antes do início da campanha, a média de buscas por BYD era de 8,5 buscas por minuto. Esse número saltou para mais de 7 mil buscas às 19h42, 16 minutos após a exibição. Ao longo dos 30 minutos subsequentes da inserção, foram contabilizados mais de 36 mil novos “lifts” (aumentos significativos que superaram a base anterior à ação).

Para fornecer um contexto mais amplo, o número total de buscas no Google pelas palavras-chave relacionadas à marca BYD entre 1 de junho e 30 de agosto foi de cerca de 608 mil. Notavelmente, esta única ação de merchandising, conduzida pelo apresentador Huck, foi responsável em 30 minutos por mais de 6,3% do volume total de buscas dos dois meses analisados.

“Não só esse estudo, mas todos aqueles que a gente faz com eventos baseados em televisão ou rádio ou outros, eles mostram a força que ainda têm, especialmente quando a gente olha uma sociedade que está endividada, onde o lazer gratuito se torna, talvez, até mais importante, ou seja, as pessoas estão lá, elas estão vendo, estão prestando atenção e reagem a isso”, afirma comenta Ricardo Monteiro, COO da Tunad, evidenciando a importância desses resultados. O empresário ainda completa que não é só um tipo de mídia, um tipo de comunicação que funciona. “É uma combinação de várias coisas e essas que muita gente nem considera mais, e ainda continuam altamente efetivas”, completa.

Para a realização da pesquisa, a empresa de inteligência de mídia possui um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta, PayTV, rádios e streamings. O sistema desenvolvido  consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados. Hoje, é possível auditar para as pesquisas de novos criativos os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX , Globo News, GNT, Megapix,  Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel. Com isso são monitorados centenas de canais e praças no Brasil para os mesmos comerciais.

Além disso, a plataforma consegue utilizar esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impacto em algum KPI específico. Um dos KPIs que a Tunad tem são as buscas no Google e possui uma API que carrega minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas na plataforma. Com esses dados a plataforma irá atribuir os crescimentos de busca pela palavra-chave comparando janelas de tempo curtas antes e depois de cada inserção.

Para obter a pesquisa na íntegra, basta acessar: bit.ly/44SubO2

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Podcast conecta cultura e debate o presente e futuros possíveis

Observatório da Cultura estreia com convidados que constroem pensamento e prática nas áreas em que…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade vê aumento em participação global com 7,761 candidatos

Com 128 vencedores transformando 400 milhões de vidas ao redor do mundo, o Prêmio continua…

11 horas ago

Axi comemora o quinto trader financiado de US$ 1 milhão e assinala o marco de pagamento de mais de US$ 5 milhões para 2025

SYDNEY, July 29, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) --  corretora global Axi orgulhosamente anuncia um marco importante…

11 horas ago

Venture Global anuncia decisão final de investimentos e fechamento financeiro para fase 1 do CP2 LNG

Financiamento de projeto de US$ 15,1 bilhões para fase 1 do CP2 lança formalmente o…

1 dia ago

IA ajuda a redefinir diagnósticos e tratamentos na saúde

Hugo Raposo, chief software architect, destaca potencial da inteligência artificial (IA) na área da saúde.…

1 dia ago