cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds Mesmo com a pandemia, Grupo Utam mantém performance de vendas - Portal Comunique-se
Portal Comunique-se

Mesmo com a pandemia, Grupo Utam mantém performance de vendas

cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

Neste Dia Mundial do Café, diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho, analisa performance da indústria cafeeira durante a pandemia do novo Coronavírus e apresenta números e resultados obtidos desde que a crise sanitária se instalou no Brasil

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

Ribeirão Preto/SP 14/4/2021 –

Diante do cenário da crise sanitária, o setor cafeeiro permanece sustentando boa parcela da economia e com uma produção diária que envolve uma ampla cadeia produtiva, responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no país, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De produtores no campo, trabalhadores de chão de fábrica a diversas atuações profissionais, o café é relevante fonte de receita para centenas de municípios, além de ser um importante setor na criação de postos de trabalho na agropecuária nacional. Neste contexto da pandemia do novo Coronavírus é um dos segmentos que não parou um dia sequer de produzir. Neste Dia Mundial do Café, a executiva do Grupo Utam, indústria 100% brasileira, avalia que os resultados do setor impactam a cena macroeconômica do país.

Essa performance tem permitido à toda cadeia produtora levar café a 95% da população, que, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), é o percentual que consome o produto com frequência.
No Grupo Utam, a produção também não cessou. Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia à sua unidade de Food Service, já que os diversos pontos de vendas de clientes tiveram que permanecer fechados em função dos decretos das autoridades para cumprimento de distanciamento e isolamento social e lockdowns, a empresa manteve seu patamar de vendas, sustentando seu crescimento no varejo.

Segundo a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho, o Grupo Utam permanece com seu propósito de levar café de qualidade a toda população e segue de forma ativa para garantir empregos. A indústria 100% brasileira conta hoje com 241 colaboradores, sendo 165 na matriz em Ribeirão Preto (SP) e 76 na filial em Piumhi (MG). “A empresa administrou suas operações e crescimento perante a crise sanitária, com bastante responsabilidade em relação a todo o corpo de colaboradores, promovendo todos os cuidados de forma a mantê-los protegidos”, explica.

Atualmente, a Utam atende mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos. O grupo oferece produtos e serviços dentro do mercado cafeeiro. Com marcas fortes já consagradas por seus consumidores, consolidou sua atuação no mercado e segue em crescente evolução.

Panorama do café
De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, ficando atrás dos Estados Unidos, que possui 14% da demanda mundial. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado no início deste ano apontou que o Brasil deve colher entre 57 e 62 milhões de sacas beneficiadas de café neste ano, o que representa uma alta de 4% em relação ao período anterior.

Outro estudo feito pela consultoria Euromonitor aponta que o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é de café tradicional. No Grupo Utam, este perfil de compra também se consolida. Em 2020, reunindo todos os formatos de café produzidos pelo grupo, incluindo marcas de terceiros, foram comercializados 85% de café tradicional, enquanto o café premium vendeu 15% deste total. “O café tradicional é historicamente nosso carro chefe em vendas e no último ano se consolidou neste podium, mas o público interessado em cafés gourmets e cápsulas tem despontado como um novo nicho em alta”, analisa Ana Carolina.

A diretora explica que mesmo em 2020 quando indústria enfrentou um cenário de crise com vários estabelecimentos fechados pela pandemia, conseguiu um crescimento de 11% neste segmento. “Esse resultado foi obtido na comparação com os números de 2019, o que nos propulsiona a desenvolvermos pesquisas e novos blends”, conclui.

Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes mais de 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais e conta com extenso portfolio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro.

O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as quase 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade.

Além de suas certificações de qualidade, em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão – dentro do grupo de empresas de grande porte.

Endereços na internet
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
instagram.com/utam_uno

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds