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Agile Marketing: Como as metodologias ágeis podem mudar o marketing – Por Letícia Roveri

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A aceleração do trabalho remoto diante da pandemia da COVID-19 trouxe à tona inúmeros desafios que as empresas precisavam enfrentar. Além de oferecer suporte técnico, benefícios de saúde aos colaboradores, foi necessário rever inúmeras metodologias de trabalho que funcionavam de forma presencial. Como manter um time engajado, estruturado, com foco nos resultados? Era um desafio que permeava em diversos setores das empresas e no marketing não seria diferente.

No trabalho remoto, ficou mais claro que o time de marketing estava se perdendo em tantas demandas, de diferentes áreas, entre urgências e emergências. Com isso, veio também a perda de rendimento e o sentimento de que o time nunca dava conta do que tinha para fazer. Cada um sabia tudo sobre o seu papel, mas os prazos de suas tarefas não eram claros ao time inteiro. As reuniões estavam longas e a produtividade geral não estava 100%.

Conversando com alguns especialistas de Metodologias Ágeis aqui da empresa, percebi que implementar as práticas ágeis no dia a dia eram uma possibilidade para ter todos os desafios mapeados, estruturados e consequentemente, finalizados.

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Então agora você talvez esteja questionando: o que são essas Metodologias Ágeis? Elas funcionam mesmo para o marketing?

Para início de conversa, a metodologia ágil é um conjunto de ações, valores e princípios que facilita a tomada de decisões e torna as estratégias mais adaptáveis e eficientes, além de auxiliar na entrega de valor ao cliente – seja ele interno ou externo.

Dentre as metodologias mais comuns estão o Kanban, Scrum, Lean, e muitas outras das quais consiste o Manifesto Ágil.

No entanto, abordar apenas um método ágil pode ser algo fora da prática para um time diverso, em que cada um trabalha do seu jeito. Assim, aqui investimos no nosso próprio Guia Ágil, no qual cada projeto tem um apanhado de metodologias e indicadores que fazem sentido para aquele time em específico e que ainda podem variar de tempos em tempos. Por isso, entender a rotina e conhecer os colaboradores do time são partes essenciais para construir um guia próprio de metodologias ágeis que funcionem no dia a dia. E foi adaptando e remodelando, que conseguimos também aplicar o Ágil no marketing.

E é justamente devido ao cenário atual que uma mudança para a gestão ágil (não apenas de projetos, mas também de times) se vê necessária!
Diante de conversas com o time de marketing ficou claro que era preciso aumentar o engajamento, a comunicação, transparência e também a produtividade para cumprir prazos estipulados. Assim, foi iniciada a implementação de algumas metodologias ágeis no marketing e, depois de alguns dias de treinamento e dinâmicas para criação do processo de forma remota, pude perceber como o método melhorou o engajamento do time. A sintonia entre os colaboradores foi instaurada, todos estão trabalhando juntos pelo mesmo desafio, facilitando a comunicação e interação. Mas o que eu vejo como a riqueza da coisa toda são as mudanças que foram feitas. Nada foi decidido por mim e comunicado: todo o processo foi criado e testado em conjunto.

Os métodos Scrum e Kanban, cuja combinação fica mais conhecida como Scrumban, são os mais utilizados no dia a dia. Basicamente, é utilizada a ideia do quadro do Kanban para organizar as tarefas, mas as práticas do scrum são as que fazem girar o projeto diariamente. Com a metodologia ágil no time de marketing, as reuniões diárias não duram não mais do que 15 minutos. E nesta reunião não focamos mais apenas no que foi feito e no que ainda irá ser executado individualmente. O foco é no processo e no que deve ser entregue no dia, semana e mês, com um time em sintonia.

É o nosso quadro que diz que tarefa está atrasada ou impedida e é o time que deve resolver o impedimento e seguir adiante com a entrega. Além disso, a reunião diária e curta faz com que o time seja engajado com o nosso propósito e foque nas entregas necessárias para colaborar com o resultado da empresa.

Algumas cerimônias que fazem parte da rotina do time de marketing. São elas:

1. Planning – reunião semanal, na qual olhamos os indicadores e planejamos as tarefas do mês e da semana vigente;

2. Daily – reunião diária, de 15 minutos, sobre as principais tarefas do quadro;

3. Retrô – reunião mensal na qual avaliamos nosso processo como um todo para pensarmos em melhorias constantes.

Com a implementação de metodologias ágeis, foi possível perceber a melhora na agilidade e produtividade do time. Reduzimos as falhas de comunicação, pois foram estabelecidos acordos de trabalho, em que cada um tem total consciência das suas responsabilidades perante as tarefas.

Além disso, centralizamos as informações em apenas uma plataforma, reduzindo tempo de cada um na procura por informações. Ao longo do tempo também foi possível perceber que as tarefas ficaram mais organizadas e que o time será capaz de absorver demandas ainda maiores, mesmo uma estrutura enxuta.

Com a experiência que vivenciamos na empresa, tenho convicção de que as práticas ágeis podem ser implementadas em qualquer equipe, das mais diferentes áreas, em qualquer empresa.

* Letícia Roveri é Gerente de Marketing da AMcom, empresa desenvolvedora de soluções de TI para clientes como Infraero, Philips, Ambev, Oxiteno, Bunge e Ultragaz.

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Redação

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