COMUNICAÇÃO OPINIÃO

4 métricas do Instagram para ter sucesso em ações digitais

instagram -metricas
(Imagem: Pixabay)

E, depois do Facebook, o Instagram aparece como a
principal rede utilizada nas estratégias das empresas

Se você trabalha na área de comunicação de uma agência, sabe bem a importância de acompanhar as métricas nas redes sociais de seus clientes. Afinal, uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao tradicional, é a possibilidade de mensurar o desempenho de cada ação.

No entanto, não basta apenas coletar dados, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas. E, como depois do Facebook, o Instagram aparece como a principal rede utilizada nas estratégias das empresas, vale a pena prestar atenção especial a ele. O Instagram Stories, por exemplo, vem sendo um recurso usado com bastante criatividade nas campanhas.

Para entender quais os dados relevantes do Instagram e marcar cada vez mais presença com a estratégia digital da sua empresa, Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, listou quais as métricas do Instagram que você precisa estar de olho.

Por que mensurar?

Com certeza, você já ouviu alguém falar a famosa frase: “precisamos medir algo para podermos gerenciá-lo”. E ela faz muito sentido, porque para aperfeiçoar suas ações no digital, é necessário acompanhar o número de seguidores, a porcentagem de engajamento, a quantidade de cliques obtidos, etc.

Contudo, vale a pena lembrar a diferença entre métrica, que é um número em estado bruto, e KPI — do inglês Key Performance Indicator. O indicador-chave de performance é elaborado a partir das métricas, mas as combina a uma meta, e ele que vai ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas.

É claro que, se uma métrica ganhar importância na sua campanha, ela pode se tornar um KPI. A dica é escolher um indicador-chave simples de ser monitorado e de fácil compreensão por toda a equipe.

1- Aumento de seguidores

Embora não seja uma garantia do sucesso da sua ação, o aumento do número de seguidores pode ser um bom indicativo disso. A sugestão é buscar associar a taxa de crescimento a uma mudança na frequência das postagens ou a uma nova promoção. Busque fazer a relação para dar um cenário mais completo para seu cliente.

2 – Engajamento em porcentagem

Para medir o engajamento, pegue o número médio das curtidas e comentários nos seus posts na rede social e divida-o pela quantidade de seguidores. O valor encontrado é sua porcentagem de engajamento.

No entanto, vale lembrar que pessoas que não seguem seu perfil também podem curtir e comentar suas publicações, ok?

3 – Engajamento por post

Com base no raciocínio utilizado na métrica anterior, fica fácil calcular a média de engajamento por post, concorda?

4 – Cliques na URL

A única URL que pode ser clicada é a da bio. Infelizmente, outros links em legendas ou comentários não são clicáveis. Assim, a dica é atualizar com frequência a URL da bio com os conteúdos que você produz.

Como fazer isso?

Existe uma gama variada de ferramentas de gestão para auxiliá-lo no monitoramento de métricas do Instagram e de outras redes sociais, na comparação de performance de uma página no Facebook em relação à concorrência e no agendamento de conteúdo nas diferentes plataformas. Fique atento às especificidades de cada uma delas e escolha a que vai atender você melhor.

*Rafael Kiso. Fundador da mLabs e especialista em markerting digital.

SOBRE O AUTOR

Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR