Confira, abaixo, o artigo de Fernando Morgado sobre mídias
A televisão começou em 1950 no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. Lá, bastaram seis anos para que a TV ultrapassasse o rádio em faturamento. E mais: além do dinheiro, a televisão rapidamente roubou audiência, programas e talentos do rádio. Por tudo isso, muitos afirmaram que o rádio não resistiria a tantas perdas e morreria. Mas eles estavam enganados. Passados quase 70 anos, o rádio não apenas sobreviveu, como se renovou em todos os sentidos no campo das mídias.
Foi em 1995 que começou no Brasil a Internet comercial. É certo que ela revolucionou a produção, a distribuição e o consumo de conteúdo, mas, passado quase um quarto de século, a web ainda não foi capaz de ultrapassar a TV em termos de investimento publicitário e de audiência. Pelo contrário: muitos dos principais portais e redes sociais conseguem sucesso graças às atrações da TV.
Mídias não morrem. O que morrem são aparelhos antigos e métodos ultrapassados. Por exemplo: não fazer rádio da mesma forma como se fazia há 70 anos atrás não significa que o meio acabou. Significa apenas que ele se renovou. E este é justamente o segredo da sua eternidade.
****** ****** ***** ****** *****
Por Fernando Morgado. Jornalista, escritor e pesquisador. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e da ESPM. Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o recém-lançado Comunicadores S.A. e o best-seller Silvio Santos: a trajetória do mito. Membro da Academy of Television Arts & Sciences, entidade realizadora dos prêmios Emmy. Mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM.
Texto publicado originalmente no site Seminário de Comunicação.
Procedimento é realizado de forma endoscópica, sem necessidade de cortes ou internação prolongada
Multimóveis indica produtos práticos e funcionais para agregar praticidade aos ambientes
Fabricante gaúcha trabalha em expansão fabril e ampliação do mix de produtos para atender mercado
Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, aconselha que empreendedores dominem o tráfego pago antes de…
Soluções modernas buscam promover qualidade de vida e saúde bucal na terceira idade
Iniciou, nesta quarta (20), um dos rallys mais exigentes da América do Sul em meio…