Mini-glossário do audiovisual: maniqueísmo
Portal Comunique-se

Mini-glossário do audiovisual: maniqueísmo

Em mais um episódio da sério de mini-glossário sobre o audiovisual, Krishna Mahon aborda a presença do maniqueísmo no cinema. Assita a mais um vídeo da Imprensa Mahon, canal parceiro do Portal Comunique-se

A Imprensa Mahon publicou mais um vídeo de sua série de mini-glossários. E, desta vez, o termo abordado foi o maniqueísmo. Corrente filosófica sincrética criada na Pérsia em 300 d.C. por mani, o maniqueísmo divide o mundo em bom e mau.

Leia mais:

Esse dualismo foi apropriado pela narrativa literária e, consequentemente, pelas as narrativas cinematográficas. Os antagonistas eram construídos com essa dualidade maniqueísta: heróis completamente bonzinhos e vilões apenas malvados.

No vídeo, a apresentadora Krishna Mahon comemora que hoje os personagens são bem mais complexos. Vilões quase bons e heróis problemáticos tomam conta das narrativas e fazem sucesso com o público. Um bom exemplo é Capitão Nascimento, do “Tropa de Elite”. Um herói agressivo e descontrolado que assassina e tortura em nome de uma noção torta de justiça.

Assista ao vídeo sobre maniqueísmo:

Compartilhe
0
0

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Atualmente, é apresentadora da Band e do SexPrivé. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

Adicione um comentário

Publicidade

Papo de Redação

Prêmio 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata