COMUNICAÇÃO

Mudança no comando da Veja: André Petry é o novo diretor de redação da revista

(Imagem: Reprodução/TV Cultura)

Jornalista que atualmente exerce a função de editor especial da Veja, André Petry será o novo diretor de redação da publicação semanal mantida pela Editora Abril. No novo cargo, ele substituirá Eurípedes Alcantâra, que está à frente do veículo de mídia há 11 anos e, com a mudança, passará a se dedicar ao Conselho Editorial do grupo.

Profissional experiente na Veja, Petry foi editor de política em São Paulo (1991 – 1996), chefe da sucursal em Brasília (1996 – 2007) e correspondente internacional com base em Nova York (2007 – 2013). Com mais de duas décadas dedicadas à revista, chegou a deixar o título em julho de 2013, sendo recontratado – já como editor especial – sete meses depois.

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, em 1984, o novo diretor de redação da Veja soma experiências em trabalhos para o Correio Braziliense e Diário Popular, impresso sediado na cidade em que estudou comunicação social. No mundo acadêmico, o jornalista chegou a estudar filosofia.

Diretores da Veja
Publicação semanal em circulação há 47 anos, a Veja terá em André Petry apenas o seu sexto diretor de redação da história. A revista estreou no mercado brasileiro sob comando de Mino Carta. Depois, passaram, consequentemente, José Roberto Guzzo, Mario Sergio Conti, Tales Alvarenga e, desde 2004, Eurípedes Alcantâra.

Com 35 anos dedicados à Veja, veículo em que começou com integrante da redação na sucursal de Belo Horizonte, Eurípedes deixa o comando diário da publicação, mas segue no quadro de funcionários do Grupo Abril, como conselheiro editorial (função que acumulava com a de diretor de redação. No conselho, o profissional tem a companhia de Victor Civita Neto (presidente), Thomaz Souto Corrêa (vice), Giancarlo Civita, José Roberto Guzzo e, a partir de março, Alecsandra Zapparoli.

Luta pelo jornalismo independente
Ao confirmar a saída de Eurípedes Alcantâra da direção da Veja, o presidente da Abrilpar, holding que controla o Grupo Abril, Giancarlo Civita, elogiou o trabalho do funcionário, o defininindo como alguém “incansável na luta por um jornalismo independente, relevante e compromissado, sempre, com o leitor e com a verdade”.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR