Em artigo publicado nesta segunda-feira, 27, no site do jornal Folha de S. Paulo, o empresário e apresentador Luciano Huck anunciou que não será candidato a Presidente da República nas eleições do próximo ano. No texto, o global narra a trajetória que percorreu até chegar a conclusão de que não irá concorrer ao cargo.
“Com a mesma certeza de que neste momento não vou pleitear espaço nesta eleição para a Presidência da República, quero registrar que vou continuar, modesta e firmemente, tentando contribuir de maneira ativa para melhorar o país”, informou Huck.
Antes de falar sobre sua escolha à respeito da disputa, Huck ponderou sobre qual fato levou seu nome a ser lançado entre os possíveis presidenciáveis. Em seguida, o apresentador considera algumas respostas para a questão: sua exposição pública, suas características, sua personalidade e a forma como vê o mundo.
O apresentador salienta no texto que seu nome foi apontado para a presidência sem que ele levantasse a mão ou se oferece para concorrer ao cargo. “Minha reação natural foi tentar entender melhor do que se tratava”, declara Huck. E continua: “De forma intuitiva e quase caseira, fui procurando referências em pessoas que se dedicam de forma mais intensa a entender o Brasil; o sofrimento, as dificuldades e, principalmente, as soluções”.
Huck também destacou que as pessoas de sua geração estão trabalhando e inovando em diversas frentes, mas não se aproximam da política e que esta não mudará por um passe de mágica. Apesar disso, o apresentador da TV Globo afirma que será mais útil e potente para ajudar o país e o povo brasileiro, ocupando outras posições e ampliando sua atuação em algumas áreas.
“Vou bem além da voz amplificada enormemente pela televisão que amo fazer, do eco monumental das redes sociais que aprendi a tecer, do instituto que fundei há quase 15 anos e de todos os meios que o carinho das pessoas me proporcionou. Vou também direcionar toda a energia de que disponho para outra coisa que acredito saber fazer: agregar”, declara.
O apresentador finaliza o texto dizendo que esta á a hora de “trabalhar por soluções inteligentes e inovadoras para o país, e não de focar o próprio umbigo ou de alimentar polêmicas pueris e gritas sem sentido”. Além disso, ele fala que os leitores podem contar com ele, mas não como candidato a presidente.