Portal Comunique-se

Não deixe subentendido – artigo do jornalista Hélio Júnior

nutra brasil - topo mega banner

Lulu diz que prefere “deixar subentendido”. Com o avanço da comunicação, esta tendência está cada vez mais ficando para trás

O processo básico de comunicação acontece entre o emissor e receptor, com a escolha do melhor meio para envio da mensagem. O que devemos evitar são os ruídos, as famosas falhas de comunicação que tanto causam problemas na vida pessoal, profissional, no mundo político e empresarial. Na bela canção “Apenas Mais uma de Amor”, Lulu Santos diz que prefere deixar subentendido. Com o avanço da comunicação, esta tendência, seja nas relações pessoas, profissionais, empresariais e políticas, está cada vez mais ficando para trás.

Mesmo tendo o meio adequado para comunicação e as partes envolvidas possuindo os códigos comuns, o significado, a recepção da mensagem dependerá dos valores, do momento e dos hábitos culturais de quem a recebe. O significado pode ser denotativo ou conotativo. Os problemas de comunicação vêm das conotações, ou seja, das interpretações. Saber dar e receber feedback é parte fundamental desse processo de comunicação. Na dúvida não devemos pressupor o que a outra parte quer dizer.

Leia mais:

A neura do follow up – por Patrícia Paixão
Novo marketing é plural e exige diferentes habilidades

Precisamos checar que o que está sendo dito é o que foi entendido. Na dúvida, pergunte. E continuando na dúvida, pergunte novamente. Este é um dos benefícios, especialmente da comunicação falada e precisa ser utilizada. Muitos problemas de comunicação poderiam ser evitados se a gente não fosse para a suposição. Muitas vezes temos a impressão de que o óbvio não precisa ser dito, mas o custo de checar se a mensagem foi bem recebida é muito menor do que o de remediar. Nos tempos de hoje, na famosa “Era da Comunicação”, não podemos deixar nada subentendido.

*Hélio Júnior. Jornalista e mestre em Comunicação.

Compartilhe
0
0

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

nutra brasil - topo mega banner