Lulu diz que prefere “deixar subentendido”. Com o avanço da comunicação, esta tendência está cada vez mais ficando para trás
O processo básico de comunicação acontece entre o emissor e receptor, com a escolha do melhor meio para envio da mensagem. O que devemos evitar são os ruídos, as famosas falhas de comunicação que tanto causam problemas na vida pessoal, profissional, no mundo político e empresarial. Na bela canção “Apenas Mais uma de Amor”, Lulu Santos diz que prefere deixar subentendido. Com o avanço da comunicação, esta tendência, seja nas relações pessoas, profissionais, empresariais e políticas, está cada vez mais ficando para trás.
Mesmo tendo o meio adequado para comunicação e as partes envolvidas possuindo os códigos comuns, o significado, a recepção da mensagem dependerá dos valores, do momento e dos hábitos culturais de quem a recebe. O significado pode ser denotativo ou conotativo. Os problemas de comunicação vêm das conotações, ou seja, das interpretações. Saber dar e receber feedback é parte fundamental desse processo de comunicação. Na dúvida não devemos pressupor o que a outra parte quer dizer.
Leia mais:
A neura do follow up – por Patrícia Paixão
Novo marketing é plural e exige diferentes habilidades
Precisamos checar que o que está sendo dito é o que foi entendido. Na dúvida, pergunte. E continuando na dúvida, pergunte novamente. Este é um dos benefícios, especialmente da comunicação falada e precisa ser utilizada. Muitos problemas de comunicação poderiam ser evitados se a gente não fosse para a suposição. Muitas vezes temos a impressão de que o óbvio não precisa ser dito, mas o custo de checar se a mensagem foi bem recebida é muito menor do que o de remediar. Nos tempos de hoje, na famosa “Era da Comunicação”, não podemos deixar nada subentendido.
*Hélio Júnior. Jornalista e mestre em Comunicação.